100%

Projeto de empréstimo de recursos para asfaltamento de vias domina debates na Câmara.

Na terça-feira, dia 21 de maio, foi realizada mais uma sessão ordinária da Câmara de Vereadores sob a presidência do vereador Gelsomir Corassa.

Nesta sessão o assunto que dominou os debates em plenário foi em relação ao Projeto nº 012/2019 que versa sobre um empréstimo junto ao Badesul para projetos de pavimentação asfáltica em ruas da cidade e estradas do interior do município.

Na sessão desta terça nenhum projeto foi apreciado, discutido e votado pelos vereadores.
No espaço reservado para as proposições dos vereadores tivemos a aprovação por unanimidade de três pedidos de informação, um pedido de providência, uma indicação e duas moções, sendo uma de aplauso e outra de pesar, as quais seguem:

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 027/2019
Os Vereadores da bancada do Partido Progressista Daria Zulian Golin, Elias Zulian e Paulo Rotta, encaminharam ao Executivo Municipal, PEDIDO DE INFORMAÇÕES, para que dentro dos prazos legais, informe sobre qual foi a destinação do recurso devolvido ao Poder Executivo pelo Legislativo no ano de 2018. Este pedido se faz em virtude de que em dezembro de 2018, os vereadores que este subscrevem encaminharam a Indicação nº 18/2018 ao Poder Executivo, a qual sugeriram que os recursos oriundos da economia feita no Orçamento do Legislativo do ano de 2018, fossem destinados ao CONSEPRO - Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública - desta cidade.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 028/2019
Os Vereadores da bancada do Partido Progressista Daria Zulian Golin, Elias Zulian e Paulo Rotta, encaminharam ao Executivo Municipal, PEDIDO DE INFORMAÇÕES, para que dentro dos prazos legais, informe sobre porque até a presente data, ou seja, quase dois anos e meio desta Administração Municipal, não foi concluída a pavimentação da rua que dá acesso à Escola Estadual de Ensino Médio Santana (aproximadamente 300 metros). Justificam que em respeito à comunidade escolar de Santana e aos usuários da referida rua, a conclusão da pavimentação iniciada na Administração anterior, se faz urgentemente necessária.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 029/2019
Os Vereadores da bancada do Partido Progressista Daria Zulian Golin, Elias Zulian e Paulo Rotta, encaminharam ao Executivo Municipal, PEDIDO DE INFORMAÇÕES, para que dentro dos prazos legais, informe se existe previsão, com cronograma, para melhoria em infraestrutura do espaço denominada como um dos pontos turísticos do Município, na Cascatas da Usina. O local encontra-se totalmente abandonado, com acesso precário, estrada estreita tomada pela vegetação, ausência de limpeza, corrimões dos mirantes deteriorados pela ferrugem e falta de manutenção, degraus soltos e escorregadios o que pode ocasionar quedas e problemas aos visitantes.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 016/2019
A Vereadora Sirlei Stedile do PT, encaminhou ao Executivo Municipal, PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS, no sentido de que seja concluído o trabalho realizado na Estrada Linha 10 de Julho, esquina com a Rua Dezessete, atrás da casa do Sr. Luiz Carlos Araújo, com o fechamento das valas abertas para colocação de bueiros e canos de esgoto, a recolocação dos paralelepípedos do calçamento, reposição das lixeiras e limpeza do local. Os próprios moradores se uniram em atividades de embelezamento e limpeza das vias públicas próximas à aludida esquina, inclusive colocando lixeiras às suas próprias expensas. O Executivo precisou abrir valas para a colocação de bueiros e canos de esgoto, mas não concluiu os trabalhos, deixando valas abertas, a recolocação dos paralelepípedos por fazer e as lixeiras jogadas ao chão. Os moradores, então, pedem a conclusão dos trabalhos.

INDICAÇÃO Nº 02/2019
O Vereador Moisés Citton Campagnaro do MDB, solicitou a manifestação da Casa Legislativa, e aprovação em Plenário, da INDICAÇÃO, solicitando ao Poder Executivo Municipal em face da Medida Provisória Nº 881, de 30 de abril de 2019, que “Institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, estabelece garantias de livre mercado, análise de impacto regulatório, e dá outras providências.”, a regulamentação mediante decreto. O motivo deste pedido de indicação visa garantir a livre iniciativa de negócios no município, na tentativa de agilizar os processos burocráticos. Com a regulamentação indicada, reafirmaria os direitos garantidos pela Constituição buscando atrair investidores e destravar a economia local. Um dos pontos a destacar a ser implementado é o fim da necessidade para as atividades consideradas de baixo risco. O assunto acerca da liberdade econômica é da competência do Poder Executivo, fugindo à competência do Legislativo. Sendo assim, qualquer regulamentação de lei desta natureza constitui ato do Poder Executivo, a se regulamentar mediante decreto.

MOÇÃO Nº 033/2019
Os Vereadores da bancada do Partido Progressista, Daria Golin, Elias Zulian e Paulo Rotta solicitaram VOTO DE APLAUSO à Senhora Marilene Cesca Amaro, representante de Antônio Prado pela conquista do título de Princesa Regional da Terceira Idade. A beleza, alegria e simpatia de Marilene a levou à conquista do título, ao qual Antônio Prado parabeniza e agradece. O reconhecimento desta Casa Legislativa pela participação e conquista do título.

MOÇÃO Nº 034/2019
A Câmara de Vereadores através de todos os seus legisladores, manifestaram o seu profundo VOTO DE PESAR aos familiares pelo falecimento, da Senhora Lourdes Lira Valmórbida, dando ciência da decisão da Casa à família enlutada.

O executivo também respondeu aos pedidos de informação requeridos pelos vereadores.

Os vereadores em seus discursos em plenário falaram sobre assuntos diversos de interesse da comunidade, com destaque para os seguintes tópicos: Exploração melhor de nossa gastronomia pela secretaria de Turismo; Chantagem do Congresso Nacional pelo Centrão e partidos da Oposição às ações do Governo Federal; Exposição Fotográfica sobre janelas e vitrais de nossas igrejas; Reunião com secretários sobre Projeto 012/2019 de financiamento para asfaltamento de ruas e estradas; Mobilização no domingo em favor do Governo Federal; Convite para festas da cidade e interior, com destaque para as Romarias de N.Sra.de Caravaggio; Encerramento do campeonato municipal de Bochas; Início dos jogos da SER A.Prado na Liga Gaúcha de Futsal – SUB 17; Importância da Vacinação contra a gripe; Entrega de área para os Escoteiros Sentinela da Serra junto ao Centro de Eventos, entre outros.

Estas e outras sessões podem ser visualizadas através do site da Câmara através do endereço www.camaraantonioprado.rs.gov.br nos links da TV Câmara, incluindo site, facebook e youtube.
 
 
 
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 21/05/2019 - 20:47:27 por: Paulo Barp - Alterado em: 21/05/2019 - 20:51:46 por: Paulo Barp

Notícias

Turismóloga apresenta palestra aos alunos cidadãos.
Turismóloga apresenta palestra aos alunos cidadãos.

Os alunos do Projeto Aluno Cidadão reuniram-se na tarde da quarta-feira, 12 de junho, onde na conheceram um pouco mais sobre Turismo, tema abordado neste ano pelo projeto, através de palestra apresentada pela turismóloga Patrícia Shenkel,

Escriturário inicia atividades no Legislativo pradense
Escriturário inicia atividades no Legislativo pradense

Em reunião de trabalho entre a Mesa Diretora e funcionários da Câmara de Vereadores de Antônio Prado realizada na segunda-feira, 10 de junho, foi, apresentado a todos, o mais novo integrante da equipe legislativa, o pradense Felipe Oselame Schiochet.

Assessores legislativos participam de curso de Comunicação Legislativa
Assessores legislativos participam de curso de Comunicação Legislativa

Os assessores responsáveis pela área de comunicação da Câmara de Antônio Prado, Paulo Barp e Eduarda Bertoldo Zanella, participaram do Curso de Comunicação Legislativa para Câmaras Municipais e Gabinetes Parlamentares, na CIC de Caxias do Sul, promovido pelo IGAM - Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos.

Suplente Richele Pasa assume no Legislativo
Suplente Richele Pasa assume no Legislativo

Nesta sessão a suplente de vereador, Richele Pasa do MDB, assumiu novamente uma cadeira no legislativo ocupando a vaga do colega de partido Moisés Campagnaro, no período de 28 de maio a 14 de junho.