100%

Câmara realizou audiência pública sobre a PEC da nova Previdência.

A Câmara de Vereadores, juntamente com a Comissão de Previdência Social da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Caxias do Sul, promoveu na noite da quarta-feira, 24 de abril, no plenário da Câmara uma audiência pública sobre a Reforma da nova Previdência.

O evento contou com a presença de várias autoridades do município, da região e do estado, e, em especial, a presença de alunos do Colégio Ulisses Cabral.

O Presidente Gelsomir Corassa abriu a Audiência Pública e falou que a Câmara de Vereadores de Antônio Prado, em parceria com a OAB - Subseção Caxias do Sul têm a honra de debater a proposta de reforma da previdência, oficializada pela PEC 06/2019 que tramita na Câmara dos Deputados.

Conforme o Presidente do Legislativo pradense, Gelsomir Corassa, esse tema impacta a vida de todos os brasileiros, e o projeto de Reforma da Previdência apresentado pelo governo federal, que chega como Proposta de Emenda à Constituição através de (PEC), foi amplamente discutido neste evento. São inúmeros os questionamentos da sociedade sobre a atual situação da Seguridade Social no Brasil e as reais necessidades de alteração no sistema.

Integraram a mesa o Presidente da Câmara de Antônio Prado, Gelsomir Corassa, o Dr. Rudimar Luis Brogliato Presidente da OAB/RS - Subseção Caxias do Sul, entidade parceira neste evento, o Presidente da Câmara de Vereadores de Ipê, Cassiano Caon, o Dr. Anderson de Tomasi Ribeiro da OAB - Subseção Caxias do Sul, o Vice-Presidente Nelson Marcon, que auxiliou na condução dos trabalhos, o vereador líder da bancada do MDB, Moisés Citton Campagnaro, e a vereadora líder da bancada do PT, Sirlei Stedile.

O Presidente também informou aos presentes e internautas sobre a Dinâmica de Trabalho a ser seguida, onde primeiramente seria concedido um espaço de 20 minutos ao Dr. Anderson de Tomasi Ribeiro da OAB - Subseção Caxias do Sul que faria uma exposição sobre as alterações propostas na PEC 06/2019. Após, seria concedido 5 minutos para os Vereadores líderes de bancada e os demais componentes da mesa que quiserem se manifestar. Por fim, seria aberto um espaço para as manifestações do Plenário, pelo tempo de 3 minutos para cada inscrito.

“Para tratar deste tema tão importante convidamos pessoas extremamente habilitadas a expor informações a fim de subsidiar o debate que poderá ajudar no esclarecimento sobre o projeto de reforma da previdência que está sendo debatido no congresso nacional. Para isso contamos com a valorosa contribuição da Ordem dos Advogados do Brasil e da Subseção de Caxias do Sul”, enfatizou o presidente Corassa, para em seguida passar a palavra ao Dr. Anderson de Tomasi Ribeiro – Coordenador da Comissão Especial de Seguridade Social da OAB - Subseção Caxias do Sul, que iniciou falando que a forma proposta de debater em audiências públicas se deve à necessidade de atingir o maior número de pessoas com informações sobre as mudanças, independentemente de posicionamento político. “Não se trata de ser contra ou a favor do governo, mas de analisar juridicamente a PEC para, por meio de emendas reduzir os pontos prejudiciais.”, disse o advogado Anderson De Tomasi Ribeiro. Os cidadãos têm buscado junto aos advogados esclarecimentos sobre os direitos que podem vir a ser afetados. A Seguridade Social, da qual a Previdência Social é parte integrante, é uma rede de políticas públicas que visam, essencialmente, à proteção dos direitos sociais, através da redistribuição de renda, do combate às desigualdades e do amparo aos riscos sociais previstos constitucionalmente e com a proposta entregue pelo próprio Presidente da República Jair Bolsonaro ao Legislativo as mesmas sofrerão grandes alterações, disse. Em sua explanação o Dr. Anderson apesentou dados e informações e apontou os aspectos polêmicos contidos na proposta da PEC, alertando para algumas informações que o Governo Federal quer manter em sigilo, o que em sua visão traz preocupação entre as lideranças políticas e demais segmentos da população.

Após a explanação do Dr. Anderson, o Presidente convidou aos integrantes da mesa para que se manifestassem a respeito do tema.
O Dr. Rudimar Luis Brogliato, Presidente da OAB/RS - subseção Caxias do Sul, entidade parceira no evento, foi o primeiro a usar a palavra entre os membros da mesa, falando que não entraria no mérito sobre os dados mostrados, apenas reforçou a ideia que a reforma da previdência pode afetar a qualidade de vida de milhões de brasileiros. “Atento a isso a Ordem, através de audiências públicas, pretende esclarecer à população quais são as modificações e implicações da proposta do governo", esclareceu.

O Presidente da Câmara de Vereadores de Ipê, Cassiano Caon, falou que o município de Ipê tem base de sustentação agrícola e que a reforma não comtempla de forma clara e benéfica essa classe. Disse que mesmo pertencendo a classe ruralista também vê com ressalvas essa PEC da Previdência apresentada pelo Governo.

A Vereadora líder da bancada do Partido dos Trabalhadores, Sirlei Stedile lamentou a ausência do Deputado Pepe Vargas do PT que havia confirmado presença, mas que devido a compromissos na Assembleia Legislativa não pode comparecer. A vereadora após ouvir a explanação do Dr. Anderson falou que busca estar atenta a todos os aspectos sobre a reforma e acredita que está no caminho certo, o mesmo que defende o seu partido.

O último da componente da mesa a se pronunciar foi o Vereador líder da bancada do Movimento Democrático Brasileiro – Moisés Citton Campagnaro que ocupou seu tempo e também os minutos cedidos pela liderança do PDT para realizar sua explanação com dados e gráficos sobre aspectos pertinentes em defesa da reforma previdenciária, fazendo um contraponto à análise realizada pelo Dr. Anderson e alguns integrantes da mesa, desta forma enriquecendo ainda mais o debate.

Tanto os dados apresentados pelo Dr. Anderson como os do vereador Moisés estarão à disposição nos anexos dessa matéria.

Após as manifestações da mesa, foi à vez dos inscritos na tribuna livre abordarem sobre o tema. Quatro inscritos falaram por três minutos, sendo eles a suplente de vereador pelo PT, Elizabete Vigolo Ampessan, o suplente de vereador pelo MDB, Rodrigo Cordeiro, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Luiz Ceron e o Ex-Prefeito de Vacaria e assessor do Deputado Federal Henrique Fontana do PT, Elói Poltronieri. Após as devidas colocações foi aberto um espaço para perguntas e esclarecimentos.

Em suas palavras o Presidente Gelsomir Corassa enfatizou que a Câmara de Antônio Prado se sente privilegiada em proporcionar o grande debate realizado. “É função deste Parlamento que os assuntos sejam amplamente discutidos e que, ao final, possamos encaminhar aos nossos legisladores federais nossa opinião”.
No final, o presidente agradeceu a presença de todos, e, em especial, ao Dr. Rudimar Luis Brogliato, Presidente da OAB - Subseção Caxias do Sul, e do Delegado da OAB de Antônio Prado, Dr. Cristhian Carra, que também exerce a função na Assessoria Jurídica da Câmara, e foi um dos propulsores para que esta importante Audiência Pública acontecesse pela segunda vez em Antônio Prado, já que o mesmo tema foi debatido nesta casa em Audiência Pública no ano de 2017.
“Ainda, nosso agradecimento especial ao Dr. Anderson de Tomasi Ribeiro OAB- Subseção Caxias do Sul pela explanação e pela contribuição dada ao debate, bem como a todos os vereadores desta casa, entidades e representantes inscritos neste debate, servidores da casa, autoridades mencionadas anteriormente no protocolo e imprensa aqui presente, e a todos que nos acompanharam na transmissão via site, facebook e youtube da Câmara de Vereadores nesta noite”, completou Corassa.

Esta e outras audiências, sessões e eventos estão disponíveis para visualização no site, facebook e youtube da Câmara de Vereadores através do endereço www.camaraantonioprado.rs.gov.br
Protocolos desta Publicação:Criado em: 25/04/2019 - 14:12:58 por: Paulo Barp - Alterado em: 25/04/2019 - 14:12:58 por: Paulo Barp

Notícias

Turismóloga apresenta palestra aos alunos cidadãos.
Turismóloga apresenta palestra aos alunos cidadãos.

Os alunos do Projeto Aluno Cidadão reuniram-se na tarde da quarta-feira, 12 de junho, onde na conheceram um pouco mais sobre Turismo, tema abordado neste ano pelo projeto, através de palestra apresentada pela turismóloga Patrícia Shenkel,

Escriturário inicia atividades no Legislativo pradense
Escriturário inicia atividades no Legislativo pradense

Em reunião de trabalho entre a Mesa Diretora e funcionários da Câmara de Vereadores de Antônio Prado realizada na segunda-feira, 10 de junho, foi, apresentado a todos, o mais novo integrante da equipe legislativa, o pradense Felipe Oselame Schiochet.

Assessores legislativos participam de curso de Comunicação Legislativa
Assessores legislativos participam de curso de Comunicação Legislativa

Os assessores responsáveis pela área de comunicação da Câmara de Antônio Prado, Paulo Barp e Eduarda Bertoldo Zanella, participaram do Curso de Comunicação Legislativa para Câmaras Municipais e Gabinetes Parlamentares, na CIC de Caxias do Sul, promovido pelo IGAM - Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos.

Suplente Richele Pasa assume no Legislativo
Suplente Richele Pasa assume no Legislativo

Nesta sessão a suplente de vereador, Richele Pasa do MDB, assumiu novamente uma cadeira no legislativo ocupando a vaga do colega de partido Moisés Campagnaro, no período de 28 de maio a 14 de junho.