100%

Sessão solene homenageia Antônio Prado pelos 120 anos de emancipação

A partir do decreto estadual nº 220, de 11 de fevereiro de 1899, surgiu um novo município dentro do estado do Rio Grande do Sul.  Antônio Prado, em homenagem a Antônio da Silva Prado, fazendeiro paulista que como Ministro da Agricultura da época, promoveu a vinda dos imigrantes italianos ao Brasil, e instalou núcleos coloniais no Rio Grande do Sul.

Para marcar a data dos 120 anos de sua emancipação de Vacaria, a Câmara de Vereadores realizou na noite de 11 de fevereiro, junto ao palco oficial da ExpoPrado 2019, a sessão  solene em homenagem ao município.

Na presença de convidados, autoridades regionais e estaduais e comunidade, os vereadores se pronunciaram destacando diversos pontos da história deste município de uma população de 12.833 habitantes, distribuídos numa área de 348 km² conforme dados do IBGE de 2010.

A cerimônia iniciou com o Presidente Gelsomir Corassa dando as boas vindas a todos e antes dos pronunciamentos dos componentes da mesa, todos entoaram o Hino Nacional Brasileiro.

O vereador Alfeu Sabedot (MDB) reverenciou os primeiros imigrantes em especial ao Padre Pelegrini, primeiro padre vigário a atuar na igreja católica no município, e o Pe. João Bosco Schio, incentivador do cooperativismo.

Já a vereadora Sirlei Stédile (PT) manifestou seu comprometimento com Antônio Prado, ao mesmo tempo em que lembrou da história de seus pais dentro do município. “Precisamos garantir uma cidade pujante, que valorize a vida e preserve o meio ambiente. É preciso oportunizar os jovens para que saiam por opção, não por falta por de opção”, referindo-se a opção de estudo e trabalho.

Para Paulo Rota (PP) a comemoração dos 120 anos, é celebrar a luta, o crescimento. Usando as palavras de Lasier Martins, em época que atuava na televisão, comparou o homem com a cidade. “O homem com o tempo perde a beleza, enquanto a cidade, quanto mais velha mais bonita e agradável. A história de Antônio Prado é linda e é bonita de se viver.”

O vereador vice-presidente do legislativo, Nelson Marcon (PP) enfatizou o papel da casa legislativa, afirmando que a Câmara de Vereadores fez a sua parte homenageando o município pelos 120 anos de luta e garra. “Juntos devemos trabalhar para uma cidade com sustentabilidade e crescimento. Pois, Antônio Prado é bacana e bonita. ”Ao final, Nei, usufruiu de seu talento como músico, e cantou um verso memorável de um jingle de sua autoria e de Paulo Barp sobre o município, o qual assim dizia: “A história viva de um povo, está presente em cada construção; O  paraíso da serra gaúcha, fica mais belo a cada estação; Venha conhecer a nossa gente e partilhar todas emoções; A hospitalidade, culinária e tradições; Antônio Prado te espera, Antônio Prado te espera.” O vereador ainda convidou a todos os visitantes a conhecer nossa cidade, costumes, eventos, e tudo o que temos para oferecer.

Moisés Citton Campagnaro (MDB), não deixou de agradecer os desbravadores e a todos que ao longo do tempo atuaram em Antônio Prado, desde políticos a  profissionais liberais. “Somos privilegiados em morar na Cidade Mais Italiana do Brasil. Vida longa a Antônio Prado.”

O vereador emedebista Vanderlei Cescon saudou a todos e exaltou o trabalho dos cidadãos pradenses que nesses 120 anos abraçaram a causa, e não mediram esforços para que Antônio Prado tivesse um desenvolvimento em todos os setores de sua economia. Por fim, parabenizou a todos por essa significativa data. 

A vereadora Daria Golin (PP) focou seu discurso no Centro Municipal de Eventos, o amor pela cidade e os jovens. “Meu reconhecimento especial aos jovens que saíram daqui para buscar conhecimento, mas que voltaram para se firmar e crescer profissionalmente. Que os esforço sejam mantidos, e que muitos outros eventos venham para este Centro de Eventos.”

Elias Zulian (PP) também manteve seu foco no Centro de Municipal de Eventos, construído por seu pai, Ex-Prefeito Clóvis Zulian, no final da sua primeira gestão municipal. “Apesar do tempo as pessoas lembram-se da luta para construir este espaço. Parabéns aos organizadores da ExpoPrado, que venham as próximas edições”.

O presidente do Legislativo, Gelsomir Corassa (PDT), norteou seu discurso como um cidadão pradenses de coração e reverenciou o município que o acolheu há 33 anos. “São momentos como este, através dessa Sessão Solene histórica em que prestamos essa justa homenagem a Antônio Prado, é que todos nós podemos parar para refletir sobre as inúmeras pessoas já evidenciadas nessa história, ou mesmos as anônimas, que tanto contribuíram, e ainda contribuem de maneira decisiva para que essa linda história de luta, trabalho e perseverança não seja esquecida, pelo contrário, seja evidenciada, devido aos frutos hoje alcançados no decorrer desses 133 anos de fundação e 120 anos de município autônomo. Saliento que esta comemoração ficou muito mais significativa em consequência de ocorrer justamente durante uma feira de negócios, oportunidades, onde Antônio Prado pôde mostrar aos pradenses e visitantes do que é capaz. Mostrar todo o seu potencial econômico, turístico, seus costumes e principalmente a hospitalidade de nossa gente. Que essa árvore continue a dar bons frutos a cada ano, para que possamos festejar com orgulho o progresso desta terra.”

Antes de seguir com a sessão solene, o presidente do Legislativo, Gelsomir Corassa entregou ao Prefeito Juarez Santinon, e ao vice-prefeito Carlos De Nardi, uma placa comemorativa pelos 120 anos, a qual contém os seguintes dizeres:
ANTÔNIO PRADO – 120 ANOS. Orgulho é o que sentimos de nosso município. Com sua história marcada por trabalho, devoção e perseverança, belezas incomparáveis e um povo privilegiado.  Acolhedor e aconchegante, Antônio Prado é, acima de tudo, um lugar de gente de bem. Sentimos uma felicidade imensa em saber que o Poder Legislativo pode contribuir ao longo desses 120 anos de Emancipação Política dos anseios e lutas das pessoas que moram e transitam por este próspero município.  Homenagem da Câmara Municipal de Antônio Prado.  Antônio Prado, 11 de fevereiro de 2019.”

Após a entrega da placa, seguiram os pronunciamentos das demais autoridades. Entre os convidados, esteve presente a deputada estadual Francis Somensi (PRB) que neste ato representou a Assembleia Legislativa.  A deputada colocou-se a disposição do município e região na busca de infraestrutura e melhores atendimentos na saúde, bem como a implantação de projeto de Meio Ambiente, bandeira da qual defende em seu trabalho na casa legislativa. “Precisamos cuidar melhor do meio ambiente, Pois hoje estamos pagando pelo nosso descuido com a vida. Vamos contar esta história dos 120 anos, com  exemplo. Precisamos andar juntos. Parabéns a Antônio Prado pelos 120 anos.”

O prefeito do município, Juarez Santinon (MDB), destacou a cultura italiana como base cultural, os pioneiros e o patrimônio material e imaterial do povo pradense. “120 anos construídos na base do esforço, da luta, do suor e muito trabalho. Tenho certeza que desde o início da construção do nosso município as coisas não foram fáceis, mas teve uma dedicação por parte de muitas pessoas, de muitas mãos. Antônio Prado é conhecido nacionalmente como Patrimônio Histórico pelas suas casas tombadas, isso não se nega. Mas é preciso falar do patrimônio imaterial. Patrimônio do saber, da história, dos costumes, da vida das pessoas. Nossa reverencia aos desbravadores que enfrentaram frio, fome para construir esse que é o nosso lar. Valorizar a todos que contribuíram para chegarmos onde nós estamos, é de fundamental importância. Cada um tem a sua parte para fazer. Temos 120 páginas escritas e teremos muitas ainda para escrever. 83,33% da nossa população domina o dialeto Vêneto, por isso é preciso levar em conta: Para andar para frente é preciso olhar para traz, respeitar tudo o que os outros fizeram e cada um de nós saber fazer a sua parte. Gratidão por tudo que os nossos antepassados fizeram por nós, pela nossa cidade pelo nosso “Paese”! Parabéns a todos nós que estamos no presente. Que cada um faça a sua parte, e deixamos o legado para as futuras gerações darem continuidade na escrita dessa importante história”.

Para finalizar foi cantado o Hino do Rio Grande do Sul e feita os registros fotográficos com os presentes.
 
 
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 12/02/2019 - 11:12:27 por: Paulo Barp - Alterado em: 16/02/2019 - 12:09:58 por: Paulo Barp

Notícias

Turismóloga apresenta palestra aos alunos cidadãos.
Turismóloga apresenta palestra aos alunos cidadãos.

Os alunos do Projeto Aluno Cidadão reuniram-se na tarde da quarta-feira, 12 de junho, onde na conheceram um pouco mais sobre Turismo, tema abordado neste ano pelo projeto, através de palestra apresentada pela turismóloga Patrícia Shenkel,

Escriturário inicia atividades no Legislativo pradense
Escriturário inicia atividades no Legislativo pradense

Em reunião de trabalho entre a Mesa Diretora e funcionários da Câmara de Vereadores de Antônio Prado realizada na segunda-feira, 10 de junho, foi, apresentado a todos, o mais novo integrante da equipe legislativa, o pradense Felipe Oselame Schiochet.

Assessores legislativos participam de curso de Comunicação Legislativa
Assessores legislativos participam de curso de Comunicação Legislativa

Os assessores responsáveis pela área de comunicação da Câmara de Antônio Prado, Paulo Barp e Eduarda Bertoldo Zanella, participaram do Curso de Comunicação Legislativa para Câmaras Municipais e Gabinetes Parlamentares, na CIC de Caxias do Sul, promovido pelo IGAM - Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos.

Suplente Richele Pasa assume no Legislativo
Suplente Richele Pasa assume no Legislativo

Nesta sessão a suplente de vereador, Richele Pasa do MDB, assumiu novamente uma cadeira no legislativo ocupando a vaga do colega de partido Moisés Campagnaro, no período de 28 de maio a 14 de junho.