100%

Comissões permanentes são definidas na primeira sessão de 2019.

Na primeira Sessão Ordinária do ano de 2019, ocorrida na terça-feira dia 5 de fevereiro, sob a presidência do vereador Gelsomir Corassa - PDT, nenhum projeto foi votado em plenário, apenas foi dado publicidade a cinco projetos.

No espaço reservado para as proposições dos vereadores tivemos dois pedidos de informação um voto de louvor, sete votos de pesar e um requerimento, todos aprovados por unanimidade dos presentes, os quais seguem:

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 01/2019
A Vereadora Sirlei Stedile, PT, encaminhou ao Executivo Municipal, Pedido de Informações, para que, dentro dos prazos legais, esclareça onde seria instalado, exatamente, o conjunto semafórico indicado pelo Engenheiro de Trânsito Carlos Eugênio Gama Merck para o “cruzamento das ruas Valdomiro Bocchese e Rua Cezira Barrueco”, uma vez que tais ruas são paralelas e, por isso, não se cruzam.
Em sua justificativa a vereadora alega que a Rua Cezira Barrueco começa junto à Rua Vicente Palombini, com a qual faz esquina, chega à Rua Independência, onde é interrompida em razão do desnível com a Av. Castelo Branco, com a qual também faz esquina, continuando a partir daí até o Rio Leão. Trata-se de trabalho contratado ao preço de R$13.500,00 e, também por isso, a sua execução precisa levar em conta dados corretos.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 02/2019
A Vereadora Sirlei Stedile, PT, encaminhou ao Executivo Municipal, Pedido de Informações, para que, dentro dos prazos legais, informe:
I) as razões pelas quais não foi incluído no objeto do contrato feito com o Engenheiro de Trânsito Carlos Eugênio Gama Merck, estudos e projetos para dar fluidez ao trânsito nas ruas Cezira Barrueco e Independência;
II) se o Executivo entende que as medidas a seguir sugeridas podem contribuir para a fluidez do nosso sistema viário; e, senão,
III) quais as providências que pretende adotar visando a solução dos problemas adiante apontados.
Ocorre que para quem está no centro da cidade, em qualquer ponto da sua zona oeste ou em grande parte da zona sul, e quer se deslocar em veículo automotor para o Bairro Aparecida, o maior e mais populoso bairro do município, hoje só tem duas rotas disponíveis: uma pela sobrecarregada Av. Valdomiro Bocchese, passando pela Av. Castelo Branco e Rua Sete de Setembro; a outra, pelas ruas Cezira Barrueco e Independência.
Mas esta única rota alternativa de fuga do crescente congestionamento da Avenida Valdomiro Bocchese apresenta alguns problemas que podem ser resolvidos ou pelo menos atenuados por ações do Executivo.
O primeiro deles é o freqüente estreitamento do segmento da Rua Valdemar Mansueto Grazziotin, em frente ao Supermercado Del Paese, com o estacionamento de caminhões que abastecem o aludido mercado, e/ou com veículos maiores, como camionetes, estacionados de forma oblíqua. Esta situação exige ações da Municipalidade, como, por exemplo, a proibição de estacionamento em frente ao Del Paese, permitindo apenas o estacionamento paralelo; ou a retirada/diminuição do último canteiro central, junto à esquina com a Rua Cezira Barrueco.
Outro problema é a reduzida largura da Rua Cezira Barrueco, junto ao pé do aclive que se inicia na esquina com a Rua Valdemar Mansueto Grazziotin, dificultando as conversões nesta esquina e, também, a tomada de aceleração para quem transita na Rua Cezira Barrueco e quer vencer o aludido aclive. As soluções possíveis, ao sentir desta Vereadora, é o alargamento da via, invadindo a área do passeio que não é utilizado para esse fim, à esquerda de quem sobe pela Cezira Barrueco em direção ao bairro, a partir da Rua Valdemar Mansueto Grazziotin; e/ou a criação de uma rotatória na mesma esquina, que obrigue os veículos que descem pela Rua Cezira Barrueco, sentido bairro-centro, abrir mais o traçado quando chegam na esquina das mencionadas vias.
Outra situação que exige ações da Prefeitura é a reduzida largura da parte alta da Rua Independência, no seguimento entre as ruas Cezira Barrueco e Dr. Ramiro Barcelos, que impede a passagem simultânea de veículos que se deslocam em sentido contrário, nos pontos em que há outros veículos estacionados. Para resolver isso, pode o Executivo, por exemplo, criar estaleiros para abrigar os containers de lixo sobre o talude; proibir o estacionamento de veículos no aludido seguimento; ou alargar a via, avançando sobre o talude com o deslocamento do muro de arrimo, avançando sobre a pista de rolamento da parte baixa da Rua Independência, tornando-a de sentido único (centro-bairro).
Uma última medida que precisa ser implementada, independentemente da adoção ou não daquelas anteriormente sugeridas, é a criação de uma rotatória ou um refúgio central na esquina das ruas Independência e Dr. Ramiro Barcelos, com o propósito de dar segurança às conversões feitas pelos veículos que deixam o seguimento de sentido duplo da parte alta da Rua Independência, para seguir pela Rua Dr. Ramiro Barcelos passando em frente ao Fórum, ou mesmo que seguem pela Rua Independência, sentido centro-bairro.             
Visando à fluidez do nosso sistema viário, como antes demonstrado, a Vereadora signatária requer seja remetida, o Pedido de Informação ao seu destinatário, para que sua finalidade seja alcançada.

VOTOS DE PESAR
A Câmara de Vereadores, através de todos os seus vereadores manifestam o seu profundo VOTO DE PESAR aos familiares pelo falecimento, do Senhor Alfeu Poltronieri, Senhor Eduardo Albano Dos Santos, Senhor Paulino Ghinzelli, Senhor Noery Nauro Maziero, Senhora Hilda Terezinha Zulian Roveda, Senhora Lourdes Antoniecta Bertoldo, e Senhora Claudia Chiarello Dal Bello, dando-se ciência da decisão da Casa às famílias enlutadas.

MOÇÃO Nº 08/2019
Os Vereadores da bancada do PP, Daria Zulian Golin, Elias Zulian e Paulo Rotta, solicitaram VOTO DE LOUVOR a Maicon Schiochet Pacheco Mendes, pela conquista do 1º lugar na Competição Gaita Piano acima de 15 anos, no Rodeio Nacional de Canela/RS.
Maicon Schiochet Pacheco Mendes que esteve representando o ACTG Cancela do Imigrante no 35º Rodeio Nacional de Canela/RS que aconteceu dos dias 09 a 13 de janeiro do corrente ano no Parque de Rodeios do Saiqui, onde conquistou o prêmio de Campeão na Competição Gaita Piano acima de 15 anos. A presente homenagem é fruto do reconhecimento desta Casa Legislativa pela bela conquista deste pradense que nos orgulha.

REQUERIMENTO Nº 01/2019
A vereadora Daria Zulian Golin do PP, solicitou licença das funções de vereadora para tratar de interesses particulares, no período de 15/02/2019 à 01/03/2019. Em sua substituição assumirá a cadeira na Câmara a Suplente Tatiane Sotoriva do PP.
Na mesma sessão foram escolhidos os líderes de bancadas os quais permanecem iguais, sendo Paulo Rotta pelo PP, Sirlei Stedile pelo PT, Alfeu Sabedot pelo MDB e Gelsomir Corassa pelo PDT.
O calendário das sessões ordinárias do legislativo também foi aprovado pelos vereadores presentes.

Na Sessão também aconteceu à votação para os vereadores que comporão as Comissões Permanentes da Câmara, as quais ficaram assim constituídas:
Comissão de Constituição, Redação e Bem-Estar Social – Daria Golin, Vanderlei Cescon e Paulo Rotta.
 Comissão de Orçamento, Finanças e Infraestrutura Urbana e Rural – Elias Zulian, Sirlei Stedile e Alfeu Sabedot.

Na próxima reunião serão escolhidos o presidente, vice e membro de cada comissão.

Nos assuntos debatidos em plenário tivemos:
Vagas em creches e escolas; máquinas agrícolas adquiridas pela administração; obras da administração municipal em fase de conclusão; atendimento no hospital São José carece de melhorias; calçamento em precárias condições; necessidade de mais funcionários para capina na cidade; abastecimento de água; preocupação com PPCI´s nas escolas e creches; polêmica envolvendo os fogos de artifício no Natal; expectativas para a Expoprado, entre outros.

Esta e outras sessões podem ser visualizadas através do site, facebook e youtube da Câmara de Vereadores através do link da TV Câmara.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 05/02/2019 - 20:21:48 por: Paulo Barp - Alterado em: 05/02/2019 - 20:25:07 por: Paulo Barp

Notícias

Vereador Moisés cumpre agenda política em Brasília.
 Vereador Moisés cumpre agenda política em Brasília.

O Secretário da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Antônio Prado, vereador Moisés Citton Campagnaro – MDB, esteve participando de agenda política a convite do Prefeito Municipal Juarez Santinon – MDB, na capital federal na quinta-feira, dia 21 de fevereiro.

Câmara prestigiou homenagem ao município realizada na Assembleia Legislativa.
Câmara prestigiou homenagem ao município realizada na Assembleia Legislativa.

O presidente Gelsomir Corassa, acompanhado pelos vereadores Moisés Citton Campagnaro, Vanderlei Cescon, Daria Golin, Sirlei Stedile, e pelos suplentes Rodrigo Cordeiro e Andréia Macagnan Donazzolo, juntamente com as assessoras legislativas Jordana Serafin Claro e Eduarda Bertoldo Zanella, estiveram representando a Câmara de Vereadores na comitiva de lideranças políticas e comunitárias de Antônio Prado na Assembleia Legislativa.

Suplentes assumem no Legislativo em 2019
Suplentes assumem no Legislativo em 2019

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores da terça-feira, dia 19 de fevereiro será marcada pela posse da suplente de vereador Tatiane Sotoriva, 1ª suplente do Partido Progressista, que assume a vaga da vereadora Daria Zulian Golin – PP, até o dia 3 de março.

Câmara realizou duas sessões na semana
Câmara realizou duas sessões na semana

A Câmara de Vereadores realizou nesta semana duas sessões. A primeira aconteceu na segunda-feira, 11 de fevereiro durante a ExpoPrado, sendo essa uma sessão Solene. Na terça-feira, dia 12, tivemos mais uma sessão da Câmara, desta vez uma sessão ordinária.

Câmara recebe autoridades na Expoprado
Câmara recebe autoridades na Expoprado

No primeiro dia de feira, o stand da Câmara de Vereadores de Antônio Prado recebeu a visita de autoridades municipais e estaduais que estiveram prestigiando a Expoprado.

Legislativo pradense terá stand na Expoprado.
Legislativo pradense terá stand na Expoprado.

Além de apoiar o evento o Legislativo pradense estará presente em todos os dias da feira através de um stand oferecido gratuitamente pelo executivo municipal que será dividido com a Brigada Militar.