100%

Alunos vereadores apresentam indicação ao Executivo na Sessão do Aluno Cidadão.

Na terça-feira, dia 6 de novembro de 2018 tivemos a Sessão Ordinária do Projeto Aluno Cidadão na Sala Legislativa Olímpio Roveda.

A sessão marcou o encerramento do projeto neste ano de 2018, cujo tema era Arte e Cultura, uma escolha para a vida.

O evento contou com a presença dos vereadores e suplentes, vice-prefeito Carlos De Nardi, secretários municipais, diretores e diretoras de escolas de Antônio Prado, aos alunos cidadãos, presidentes e representantes de entidades do município, patrocinadores do projeto e membros da imprensa.

Na oportunidade o Coordenador do Projeto Aluno Cidadão, Guilherme Borges Rachel fez uma explanação de como se desenvolveu o projeto neste ano de 2018, e em seguido foi exibido um vídeo das atividades desenvolvidas no Projeto Aluno Cidadão nesse ano 2018.

Em seguida os alunos vereadores ocuparam as suas cadeiras no plenário e realizaram a sessão ordinária do aluno cidadão.

A mesa diretora foi formada pelo Presidente Artur Corso Grandi; o Vice-Presidente Gustavo Volpato e o Secretário Marcelo Tagliari Zanotto.
Os demais vereadores são Wagner da Silva Martins; Henrique Kaleb de Paula Ribeiro; Andrey dos Passos Felicio; Marcirio Coite da Rosa; Najla Macagna Donazzolo e Bernado Carisimi.
Além dos titulares, os vereadores suplentes Lucas Anthony da Silva Mello, Ricardo Comparin Marin, Wagner da Silva Martins, Carlos Adiel da Rosa Viera, Augusto Fochesato, Vinicius Pereira Mussatto, Amanda Scopel Susin, João Vitor Leite Zanella, também falaram na tribuna livre da Câmara sobre projetos e proposições dos alunos.

No grande expediente foi apresentada pelos alunos a seguinte indicação:
INDICAÇÃO nº001/2018 - Aluno Cidadão/2018
PROPONENTE: Alunos do Projeto Aluno Cidadão 2018
Os vereadores do Projeto Aluno Cidadão da Câmara de Vereadores de Antônio Prado, no uso de suas atribuições, vem apresentar esta INDICAÇÃO ao Poder Executivo Municipal para que seja:
1) Realizada a instalação de um elevador , rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes na Biblioteca Publica Municipal de Antônio Prado.
JUSTIFICATIVA:
A solicitação predem-se ao fato da necessidade de acessibilidade as cidadãos  portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida. O Estado deve oferecer condições de acessibilidade àqueles que precisam, instaura-se uma situação de vulnerabilidade, pois todos são iguais perante a lei.
Conforme a Constituição da República traz em seu Título VIII, denominado da Ordem Social, precisamente no art. 227, inc. II, parágrafos 1°, e 2°, a criação de programas visando a integração de jovens portadores de necessidades especiais, através de facilitação dos bens e serviços, garantindo o acesso adequado dessas pessoas. Bem como , a Constituição de 1988 também menciona a educação inclusiva. No art. 208, que versa sobre o dever do Estado com a educação, revelou-se no inciso III, que uma das garantias constitucionais seria o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência.
A arte e cultura tem por objetivo a igualdade entre todos, assim sendo, é de responsabilidade do governo criar condições capazes de fazer com que as pessoas que enfrentam situações desiguais consigam atingir os mesmos objetivos. Para isso, o Estado se coloca como promotor dos direitos individuais e sociais, e faz isso por meio de políticas públicas de inclusão das minorias e dos mais vulneráveis, seja por questões financeiras, econômicas e sociais, ou, por limitações motoras ou emocionais.
Nesse ano, foi atribuído ao projeto o tema: “Arte e Cultura Uma escolha para Vida” nesse sentido propiciou entrosamento entre Câmara de Vereadores e a comunidade, através das escolas e famílias dos participantes, favorecendo atividades de discussão sobre problemas que afetam a população. Os alunos participantes do projeto realizaram diversas atividades visando valorizar e conscientizar a importância da Arte e Cultura como uma boa escolha a seguir como opção de lazer e de vida.
Sendo assim, o projeto oportunizou que os participantes do programa apresentassem sugestões para solucionar problemas que afetem o Município, entidades, ou grupos sociais, demonstrando a importância da participação política como meio de interação na vida pública, despertando nos alunos senso crítico, quanto às ações públicas, além de despertar nos alunos valores como cidadania, solidariedade, inclusão social e liderança.
Assim sendo, com a aprovação de todos os vereadores, requerem que seja a presente Indicação remetida ao seu destinatário.
Artur Corso Grandi             Gustavo Volpado           Marcelo Tagliari Zanoto
   Presidente                        Vice Presidente                       Secretário
Wagner da Silva Martins   Marcirio Coite da Rosa      Andrei dos Passos Felício
        Vereador                              Vereador                               Vereador
Bernado Carisimi    Henrique Kaleb de P.Ribeiro     Najla Macagnan Donazzolo
         Vereador                        Vereador             Vereadora           
 
Antônio Prado, 06 de Novembro de 2018.
 
Juntamente com esta indicação, o aluno Ricardo Comparin Marin, da Escola Municipal João XXIII, que apresentou algumas propostas para o executivo para melhorar a cidade e o patrimônio, as quais seguem:

- Instalar coletores de pequenos lixos, como bitucas de cigarro, caixas de cigarro, papel de balas, entre outros, pois não é porque se tratam de lixo pequeno que não podem ocasionar um grande problema no futuro.
- Guinchar veículos abandonados ou com problemas mecânicos que ocupam as ruas de estacionamento público por um período superior há 30 dias.
Obs: Antes de guinchar o proprietário do veículo deverá comparecer ao órgão responsável e justificar o porque do veículo estar ali.
- Melhorar as condições do calçamento de ruas e avenidas, no caso o ideal seria o asfaltamento, pois permitiria maior mobilidade urbana. Isso inclui o calçamento na área tombada da cidade.

Após a sessão os alunos e patrocinadores do projeto receberam das mãos dos atuais vereadores um certificado de conclusão do Projeto Aluno Cidadão 2018.
Após as homenagens foi dado o início a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores sob a presidência do vereador Nelson Marcon.

Esta sessão pode ser visualizada no site, facebook e Youtube da Câmara de Vereadores de Antônio Prado através do canal da TV Câmara.

 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 08/11/2018 - 16:36:36 por: Paulo Barp - Alterado em: 08/11/2018 - 16:36:36 por: Paulo Barp

Notícias