100%

Sessão teve tribuna livre com a Patre e Richele Pasa assumindo no Legislativo

Na Sessão Ordinária da terça-feira, dia 4 de julho, presidida pelo vereador Moisés Citton Campagnaro, a 1ª suplente, Richele Pasa – PMDB, assumiu a cadeira do legislativo, em substituição ao titular Alfeu Sabedot do PMDB, que solicitou licença por quinze dias. Richele recebeu às boas vindas de todos os colegas vereadores, desejando-lhe um bom trabalho neste curto período no legislativo. O Presidente Moisés Campagnaro solicitou que Richele ocupasse a cadeira que pertenceu ao seu pai, o ex-prefeito e vereador Ulisses Vitório Pasa.

A Sessão também foi marcada pela presença da direção, coordenação e voluntários da Comunidade Terapêutica PATRE – Cristo Rei de Antônio Prado, que utilizou do espaço destinado a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores para, através do coordenador Dilon Borges de Oliveira Neto, fazer um relato aos vereadores e público presente sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pela entidade nestes 20 anos de atuação em Antônio Prado. O coordenador falou que 2.480 pessoas já procuraram a Patre no ano de 2016 em busca de ajuda, o que para um município de 13 mil habitantes é um número expressivo e preocupante.


Dilon contou também de sua trajetória de vida, e da importância de entidades como a Patre para a recuperação de famílias inteiras, pois quando se salva um ser humano das drogas se salva uma família inteira.


O coordenador explicou aos vereadores a respeito das receitas e das despesas da entidade para manter a sala na cidade, onde acontecem as palestras e encontros, e com a Comunidade Terapêutica localizada na Capela de Santa Líbera, onde atualmente se encontram 12 pacientes em recuperação.


“ Como a Comunidade Terapêutica foi inaugurada em outubro do ano passado, não completamos dois anos de atividades, por isso, não conseguimos receber recursos de programas do Governo Federal, que exige este tempo de carência”, explicou Dilon. Por isso estamos ocupando esta tribuna solicitando auxílio ao legislativo que nos mostre um caminho para que possamos continuar o belo trabalho que foi iniciado há 20 anos atrás e que já salvou várias famílias”, enfatizou o coordenador.


Atualmente as despesas mensais para manutenção da Comunidade Terapêutica da Patre se encontra em torno de R$ 16 mil reais com os doze internos.


Os vereadores se sensibilizaram com as palavras de Dilon e prometeram tratar com carinho a solicitação, mobilizando as forças políticas no objetivo de achar alternativas para a resolução do problema financeiro por que passa a entidade.



Em seu espaço, o vereador e voluntário da entidade, Gelsomir Corassa – PDT lembrou aos presentes que esteve na companhia do coordenador Dilon em busca de recursos junto a lideranças políticas em Porto Alegre.


“ Temos a grata satisfação de anunciar que conseguimos junto ao Senador Lasier Martins um automóvel Toyota Corolla ano 2004/2005 para a entidade Patre, que será utilizado para os trabalhos de transporte da entidade junto a Comunidade Terapêutica”, enfatizou Corassa.


O Presidente Moisés e o vereador Vanderlei Cescon, ambos do PMDB falaram a respeito da participação na reunião sobre segurança pública em Caxias do Sul, na segunda-feira, dia 3 de julho, a convite do Deputado Estadual Tiago Simon – PMDB onde foi tratado sobre a implantação do cercamento eletrônico na região. Além de Antônio Prado, o projeto será implantado também nos municípios de Caxias do Sul, Farroupilha, Pinto Bandeira, Nova Pádua, São Marcos, Ipê e Flores da Cunha.


Moisés explicou que este tipo de tecnologia consiste na análise, em tempo real e 24 horas, das informações captadas pelo equipamento em uma central de monitoramento. Toda vez que um carro em situação de roubo passar em um dos pontos, soará um alarme e policias serão acionados. Com isso, quando um veículo com registro de roubo for flagrado circulando, a informação chega às centrais, facilitando e dando agilidade à abordagem por qualquer guarnição policial. O sistema também permite que pardais e lombadas eletrônicas, que atualmente exercem o papel apenas de multar em caso de excesso de velocidade, sirvam para fornecer informações sobre tráfego de veículos com registro de furto ou roubo.


Outros assuntos também fizeram parte do debate em plenário como: o problema do lixo e sua devida separação; proteção aos animais; segurança pública, e a abertura de concurso público para a Brigada Militar e Corpo de Bombeiros por parte do Estado.


Na mesma sessão os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 017 que trata sobre o Plano Plurianual. Também foram votadas as contas do exercício de 2014 do prefeito Nilson Camatti, que também foram aprovadas pelos presentes.


A Mesa Diretora solicitou ao Executivo um Pedido de Providências referente a repasses de recursos destinados à Arca de Noé desde 2013 a 2016.


Também foram aprovados sete votos de Louvor encaminhados pela Mesa Diretora e pela bancada do PP.


A bancada do PP formada pelos vereadores Paulo Rotta, Elias Zulian e Daria Golin, solicitaram Voto de Louvor aos empresários Cândido e Gustavo Giulian, proprietários do Pastifício Giulian, pela passagem de seus 25 anos. A mesma bancada solicitou Voto de Louvor ao Corpo de Bombeiros de Antônio Prado, pela passagem do dia do Bombeiro, e Voto de Pesar pelo falecimento de Ronaldo Forini.


Já a Mesa Diretora, formada pelos vereadores Moisés Campagnaro – PMDB, Nelson Marcon – PP e Gelsomir Corassa – PDT, encaminhou Voto de Louvor aos empresários Marcelo Marques, da China Caça e Pesca, e a Fernando Stefani da CasaCom Arquitetura, ambos pela inauguração de suas novas e modernas instalações; a 8ª agência da Sicoob Credicaru pela inauguração de sua agência em Antônio Prado; ao Rotary Cub de Antônio Prado pela viabilização de seu banco ortopédico; e a Larissa Baccarin da ACTG pela conquista do prêmio de 3ª Prenda Juvenil da 8ª Região Tradicionalista.


Também foi publicizado o Projeto de Lei nº 20 que autoriza a doação de terreno, do Patrimônio Municipal ao Corpo de Bombeiros de Antônio Prado. O projeto irá para as comissões e assessoria jurídica para pareceres e posteriormente seguirá para votação em plenário.


A Sessão Ordinária se encontra à disposição para visualização neste site ( basta clicar em vídeos no link na parte superior desta página) e facebook da Câmara de Vereadores de Antônio Prado.



Notícias

Turismóloga apresenta palestra aos alunos cidadãos.
Turismóloga apresenta palestra aos alunos cidadãos.

Os alunos do Projeto Aluno Cidadão reuniram-se na tarde da quarta-feira, 12 de junho, onde na conheceram um pouco mais sobre Turismo, tema abordado neste ano pelo projeto, através de palestra apresentada pela turismóloga Patrícia Shenkel,

Escriturário inicia atividades no Legislativo pradense
Escriturário inicia atividades no Legislativo pradense

Em reunião de trabalho entre a Mesa Diretora e funcionários da Câmara de Vereadores de Antônio Prado realizada na segunda-feira, 10 de junho, foi, apresentado a todos, o mais novo integrante da equipe legislativa, o pradense Felipe Oselame Schiochet.

Assessores legislativos participam de curso de Comunicação Legislativa
Assessores legislativos participam de curso de Comunicação Legislativa

Os assessores responsáveis pela área de comunicação da Câmara de Antônio Prado, Paulo Barp e Eduarda Bertoldo Zanella, participaram do Curso de Comunicação Legislativa para Câmaras Municipais e Gabinetes Parlamentares, na CIC de Caxias do Sul, promovido pelo IGAM - Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos.

Suplente Richele Pasa assume no Legislativo
Suplente Richele Pasa assume no Legislativo

Nesta sessão a suplente de vereador, Richele Pasa do MDB, assumiu novamente uma cadeira no legislativo ocupando a vaga do colega de partido Moisés Campagnaro, no período de 28 de maio a 14 de junho.