100%

Presidente Moisés Campagnaro faz um relato de sua gestão

Na última sessão do ano, realizada na quinta-feira, 21 de dezembro, o presidente que se despede, Moisés Citton Campagnaro – PMDB, ocupou a tribuna livre para fazer um balanço relatando sobre as ações e o trabalho desenvolvido, sempre tentando prezar por uma sincronia e respeito entre os poderes Executivo e Legislativo.

A Mesa Diretora que comandou os trabalhos no ano de 2017 foi composta pelo Presidente Moisés Citton Campagnaro, Vice-Presidente Nelson Antônio Marcon e pelo Secretário Gelsomir Corassa.


Para você ter ideia sobre o trabalho desenvolvido pela Câmara, neste ano foram discutidos em plenário e aprovados 44 projetos de lei provenientes do poder executivo e 7 Projetos de Resoluções do legislativo. Também foram devolvidos seis projetos de lei ao executivo provenientes da legislação passada.


Os vereadores apresentaram e aprovaram em plenário 115 moções, com votos de pesar, louvor, apelo, repúdio e aplauso; 26 pedidos de providências; 36 pedidos de informações e 15 indicações.


Este ano a tribuna livre foi ocupada 10 vezes por Líderes comunitários, presidentes de entidades culturais, esportivas e agropecuárias, que apresentaram projetos e solicitações.


Neste ano de 2017 tivemos a realização de onze audiências públicas que trataram sobre: Metas Fiscais – Relatório das Contas do Poder Executivo; Lei LDO; Lei Orçamentária Anual – LOA, Reforma da Previdência; Código de Obras; Reforma da Praça Garibaldi; Segurança Pública Municipal, Contribuição de Iluminação Pública – CIP.


Também queremos ressaltar um verdadeiro divisor de águas neste ano de 2017, estamos falando das redes sociais. Além do site da Câmara que recebeu no ano de 2016 a distinção por parte do Tribunal de Contas do Estado, por sua transparência e agilidade nas informações sob a presidência na época do vereador Nelson Marcon, a página do Facebook também ganhou uma visibilidade muito maior, devido às transmissões ao vivo de cada sessão ordinária e sessões de homenagem a entidades realizadas pela Câmara, ou mesmo nas audiências públicas realizadas desde a sessão de posse no dia 1 de janeiro, até o momento.


Desde que assumimos a Presidência do Legislativo, nos comprometemos em auxiliar os novos vereadores e também a modernizar o legislativo, dando ainda mais transparência aos atos legislativos através dos meios digitais. Partindo dessa premissa, a assessoria da Câmara foi providenciando gradativamente os equipamentos necessários para que as transmissões via internet fossem feitas pelo facebook e disponibilizadas também no site da Câmara, podendo assim serem acessadas a qualquer hora pelos internautas, pois o conteúdo das transmissões é salvo em arquivo específico e disponibilizado em link no site do legislativo, juntamente com os programas de rádio produzidos pela assessoria de imprensa contendo os principais posicionamentos dos vereadores durante as sessões.


O site constantemente recebe remodelação para dar maior agilidade às informações. Uma das novidades são os links de acesso aos programas de rádio – Rádio Câmara, e aos vídeos ao vivo, além dos específicos dos projetos, como é o caso do Projeto Aluno Cidadão.


Neste ano já tivemos mais de 40 mil acessos em nosso site de busca de informações sobre o trabalho realizado pela câmara e seus vereadores.


Na nossa visão, essa é mais uma forma dos munícipes poderem acompanhar o trabalho desenvolvido pelos vereadores, quer seja no seu trabalho, no automóvel, ou no aconchego de seu lar, basta ter acesso à internet. Além dos meios digitais, os vereadores também tiveram seu trabalho divulgado via jornais locais, blogs, sites e informativo semanal na Rádio Solaris AM/FM.


“E parece que as pessoas gostaram da novidade, pois a cada dia, mais internautas e munícipes acessam o facebook em busca de informações, ou para acompanharem o que ocorreu nas sessões legislativas, isso porque as mesmas ficam arquivadas no face, com acesso a qualquer hora via internet, dando assim transparência aos atos de nossos legisladores.


Falando em redes sociais, a Câmara Municipal de Antônio Prado, após muito trabalho e vários anos na espera, é possuidora de um domínio governamental para seu site. Agora o site da Câmara tem o endereço de www.camaraantonioprado.rs.gov.br


Outro assunto a ser ressaltado, e de suma importância para o município, aconteceu em reunião no dia 23 de janeiro em Caxias do Sul, que foi a reativação do Parlamento Regional, onde assumimos a subcoordenadoria do Parlamento Regional. Nos 12 encontros do Parlamento neste ano de 2017, muitos assuntos foram abordados levando em conta os interesses mútuos dos municípios da região, como a implantação da região metropolitana da serra,


“Um dos momentos de maior emoção neste ano foi a Sessão Ordinária da noite de 28 de março, mês dedicado às mulheres, quando fizemos a homenagem a cinco mulheres que se destacaram pelo trabalho que vêm realizando na sociedade pradense nos últimos anos, em diferentes segmentos de Antônio Prado, com a entrega do Certificado Mulher Destaque.


Também realizamos em nossas sessões várias homenagens: para os 30 anos da CIC, 50 anos do Banco do Brasil e dos 40 anos de atividades do Lions Clube de Antônio Prado.


A 8ª edição do Projeto Aluno Cidadão, que neste ano tem como tema o “Esporte como Inclusão Social” trouxe nomes de peso para nossa cidade como do Goleiro Cássio Ramos, do técnico da Seleção Brasileira de Futsal e ACBF, Marquinhos Xavier, o medalhista olímpico e pan-americano Judoca João Derly, e o pessoal da nossa terra que palestrou para os alunos.


No momento também estamos em reformas, a Câmara está recebendo pintura interna e até o final do ano na parte externa, além disso no andar superior foram reformadas duas salas para abrigar a Assessoria de Imprensa e Legislativa.


“Acreditamos que estamos no caminho certo, trabalhando com afinco, agilidade e transparência para que o legislativo pradense possa dar a resposta positiva que a comunidade espera de seus legisladores”.


Por fim, desejamos um feliz natal e um ano novo cheio de realizações.

Notícias

Turismóloga apresenta palestra aos alunos cidadãos.
Turismóloga apresenta palestra aos alunos cidadãos.

Os alunos do Projeto Aluno Cidadão reuniram-se na tarde da quarta-feira, 12 de junho, onde na conheceram um pouco mais sobre Turismo, tema abordado neste ano pelo projeto, através de palestra apresentada pela turismóloga Patrícia Shenkel,

Escriturário inicia atividades no Legislativo pradense
Escriturário inicia atividades no Legislativo pradense

Em reunião de trabalho entre a Mesa Diretora e funcionários da Câmara de Vereadores de Antônio Prado realizada na segunda-feira, 10 de junho, foi, apresentado a todos, o mais novo integrante da equipe legislativa, o pradense Felipe Oselame Schiochet.

Assessores legislativos participam de curso de Comunicação Legislativa
Assessores legislativos participam de curso de Comunicação Legislativa

Os assessores responsáveis pela área de comunicação da Câmara de Antônio Prado, Paulo Barp e Eduarda Bertoldo Zanella, participaram do Curso de Comunicação Legislativa para Câmaras Municipais e Gabinetes Parlamentares, na CIC de Caxias do Sul, promovido pelo IGAM - Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos.

Suplente Richele Pasa assume no Legislativo
Suplente Richele Pasa assume no Legislativo

Nesta sessão a suplente de vereador, Richele Pasa do MDB, assumiu novamente uma cadeira no legislativo ocupando a vaga do colega de partido Moisés Campagnaro, no período de 28 de maio a 14 de junho.