Realizada primeira Sessão de maio

Na terça, dia 07, aconteceu a primeira Sessão Ordinária do mês de maio, onde foram publicizados três projetos do poder executivo. O primeiro altera artigos da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual. Outro projeto autoriza o poder executivo a conceder benefícios para a empresa Vigor Indústria e Comércio em PVC, objetivando incentivo ao pagamento parcial de aluguel de sua sede por 12 meses, conforme critérios estabelecidos por lei municipal existente. O terceiro projeto publicizado altera a lei municipal que estabelece o Plano de Carreira e remuneração do magistério público municipal. Em votação tivemos mais três projetos, que foram aprovados por unanimidade. O primeiro projeto apreciado autoriza o poder executivo a contratar um bibliotecário. Embora tenha sido alvo de certa polêmica, a contratação de um bibliotecário devidamente graduado e registrado é obrigatória por lei para município com mais de 10 mil habitantes. No caso de Antônio Prado, já se sentia a necessidade de um profissional que pudesse atender a grande demanda que vinha sendo verificada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. Caberá ao município preencher este cargo com a realização de concurso público. No entanto, até que seja possível a realização de concurso, será realizada uma contratação temporária pelo período de 180 dias. Outro projeto aprovado autoriza o executivo a abrir no orçamento crédito especial de 12 mil reais para o desenvolvimento de atividades proporcionando lazer e bem-estar aos idosos do município através de atividades físicas, recreativas, laborais, associativas, palestras educativas, artesanato e canto. Os recursos são oriundos do Fundo Nacional de Assistência Social, com a devida contrapartida do município. Também foi aprovado o projeto que altera a redação de uma lei municipal existente, que visa afastar qualquer possibilidade de pagamento de horas extras aos servidores comissionados. A bancada do PMDB, composta pelos veredores Alex Dotti, Moisés Citton Campagnaro, Ulisses Vitório Pasa e Rodrigo Michelon Cordeiro apresentaram os pedidos de providências para manutenção e troca da iluminação pública na Travessa Camilo Marcantônio - Bairro Planalto e na Rua Moreira César - Centro e patrolamento e cascalhamento da estrada de santo Isidoro até a Pousada Zanotto, além de dois pedidos de informações. O primeiro sobre custos do conserto e manutenção da estrada ERS 448, realizado pela Secretaria de Obras do conserto e manutenção da retroescavadeira e da escavadeira hidráulica cedidas pelo DAER, do conserto de dois caminhões pertencentes à Corsan e da manutenção e pintura do trevo de acesso ao município. O segundo solicita informações sobre a forma de repasse de recurso à Associação Pradense dos Universitários. Utilizou a Tribuna a presidente da Associação de Mulheres Afrodescendentes do Bairro Aparecida, Jaqueline dos Santos, que convidou os vereadores e comunidade para participarem na próxima sexta, dia 10 de maio, da confraternização de dia das mães, promovida pela entidade.