Sessão da Consciência Negra teve participação da comunidade

A Sessão Plenária de 20 de novembro – data dedicada à comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra – teve a participação das Escolas Municipais de Ensino Fundamental João XXIII e Nossa Senhora Aparecida. Na Tribuna Livre, alunos rememoraram a história de Zumbi dos Palmares e refletiram sobre a existência do racismo e de preconceitos. Pela Escola João XXIII, os alunos do 6ª Ano Turma A, Talita Smiderle Tondendello e Mathias Sonda Contin, acompanhados da coordenadora pedagógica Veriadiana Zanotto Scopel e da diretora Suzana Nodare, apresentaram o texto “Consciência Negra”. De acordo com a reflexão exposta, “O racismo ainda é a forma mais clara de discriminação no Brasil, onde se manifesta de forma camuflada e subliminar, pois pouco se discute sobre o assunto. Já pela Escola Aparecida, os alunos Felipe Do Val Felício e Iolanda da Costa, acompanhados pela diretora Márcia Dela Giustina, vice-diretora Zelinda Comin Torresan e a coordenadora pedagógica, Graziela Trorian Beltrame, apresentaram a filosofia da Escola e enfatizaram as diferenças raciais. - É inacreditável que ainda exista preconceito nesse mundo. Eu não vejo motivo algum para pessoas praticarem o racismo, afirmou a estudante Iolanda, da 8ª série. Para o aluno Felipe Felício, foi graças a contribuição dos negros que nossa cultura é tão diversificada. – Eles deixaram a capoeira, jogos, danças, a musica, a bravura e uma culinária diversificada, refletiu Felipe -7ª série. Além das escolas abordarem o tema específico da Consciência Negra, o presidente Pedro Valdecir da Silva Dutra, o vice-presidente, Gilmar Soares, o vereador e secretário da Mesa Diretora, Gilmar Pontel, além dos vereadores progressistas Josmar Donazzolo e Paulo Rotta, fizeram uma homenagem ao Dia da Consciência Negra, apresentando um Voto de Louvor à data. “Comemora-se, em 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra. Em homenagem a história e a memória de Zumbi dos Palmares e de todos os homens e mulheres assassinados por lutarem pelos seus direitos, instituí-se o Dia da Consciência Negra. No próximo ano celebraremos 10 anos da conquista deste importante símbolo. Com a criação da Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, foi possível incluiu a Data no calendário nacional. Nosso Voto é de Louvor a esse importante dia – o dia da Consciência Negra”, diz o texto. Veja, anexo, o texto do Voto de Louvor na íntegra. Ordem do Dia Na pauta, o Projeto 033, do Poder Executivo, que previa a revogação do artigo 8°da Lei Municipal n°1.126/87, a fim de possibilitar a venda do imóvel doado à Madeireira Pellin Ltda, há mais de 25 anos, foi aprovado por unanimidade. Os demais projetos que tramitam na Casa Legislativa, não entraram em pauta para apreciação. Novo PL Novo Projeto de Lei foi apresentado aos vereadores. É o PL 034/2012 que estima a Receita e fixa a despesa do Município para o exercício financeiro de 2013. A proposta está sob análise das Comissões Permanentes da Casa, da Assessoria Jurídica e dos próprios vereadores.