Câmara de Vereadores alerta sobre atitudes de segurança

A Mesa Diretora - gestão 2012 - faz alerta aos munícipes para que reforcem as atitudes de segurança em suas residências, neste período de férias e viagens. O dilema de quem viaja é encontrar uma maneira de deixar a casa sem tornar o imóvel um atrativo para os assaltantes. Neste sentido, o tenente César Antonello, comandante do 3º Pelotão da Brigada Militar da segurança, que abrange os municípios de Antônio Prado, Ipê e Nova Roma, apresentou, na manhã de hoje (04) práticas de segurança. Dicas de Segurança da Brigada Militar de Antônio Prado - Não abra a porta da sua residência sem identificar o visitante. - Selecione criteriosamente os prestadores de serviço de sua residência, com referências de empregos anteriores. - Instale grades nas janelas e tranca nas portas. - Não forneça dados pessoais por telefone. - As crianças devem ser orientadas a não abrir a porta para estranhos e nem trazê-los para casa sem autorização. - Mantenha sempre o controle das chaves da sua residência, fornecendo cópias apenas para pessoas de sua inteira confiança. - Guarde em local seguro as notas fiscais de seus bens (TV, som, computadores). - Qando viajar não comente previamente sua viagem com pessoas estranhas. - Não deixe luzes acesas, pois durante o dia podem significar ausência de pessoas, se possível instale lâmpadas com fotocélulas, ou peça para que alguém de inteira confiança acenda as luzes ao anoitecer. - Suspenda a entrega de jornais e peça para um vizinho ou parente recolher a correspondência. - Não deixe jóias ou dinheiro dentro de casa, quando for viajar. - Se tiver jardim, contrate alguém para mantê-lo limpo, evitando com isso o aspecto de abandono. - É importante salientar que os invasores de residência procuram aquelas mais vulneráveis, evitando esforço, normalmente escolhem residências vazias com fácil acesso e com melhores rotas de fuga. A maior parte das invasões de residências (arrombamentos) ocorrem durante o dia. - Objetos pequenos e de alto valor podem ser convertidos em dinheiro (jóias, armas, relógios, objetos antigos, notebook). - Nunca esconda as chaves do lado de fora da casa (tapetes, vasos de flor), confie-as a um parente ou amigo. - Não deixe escadas ou qualquer instrumento que permita escaladas a residências. - Dentro do possível reforce as portas com fechaduras auxiliares. - Em ausências prolongadas, peça a um parente para visitar sua casa, demonstrando a presença de pessoas (abrindo janelas, regando jardins...). - Peça a algum vizinho que acione a Brigada Militar se observar algum movimento suspeito nas proximidades, durante sua ausência. - Se chegar e perceber sinais de arrombamento, não entre em casa, não permita que o ponto violado seja tocado ou removido, aguarde a chegada a polícia, depois faça o registro da ocorrência. - Desligue botijões de gás e dentro do possível mantenha aparelhos eletrodomésticos desligados. “Com esses cuidados, com certeza a viagem será mais tranquila, e você e sua família poderão curtir as férias e, quando voltar para casa, terá a certeza que tudo estará da mesma forma de como foi deixado”, aconselha o Tenente Cesár Antonello. Composição da nova Mesa Diretora da Câmara: Presidente: Vereador Pedro Valdecir da Silva Dutra - Katiça (PDT) Vice-Presidente: Vereador Gilmar Soares (PP) Secretário: Vereador Gilmar Pontel (PT)