Agricultores recebem R$ 231 mil a fundo perdido para reforma de casas

O Programa Nacional de Habitação Rural - Minha Casa, Minha Vida - beneficiou 21 famílias agricultoras do município de Antônio Prado, com subsídios para reforma e ampliação de casas. Ao todo, serão repassados, a fundo perdido, cerca de R$ 231 mil reais, recursos que não serão devolvidos aos cofres do governo federal. O ato oficial de assinatura dos contratos com a Caixa Econômica Federal foi realizado nesta quarta-feira, 25, nas dependências da Câmara de Vereadores de Antônio Prado. Coordenado pela Associação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – ATRAF - o evento, que reuniu cerca de 60 participantes, entre beneficiários, autoridades e convidados, teve como objetivo dar início ao processo de reforma das unidades habitacionais. Dos contratos assinados, 12 famílias receberão até R$ 15 mil, destinado à reforma, ampliação e conclusão de casas. Além destas, outras nove famílias terão subsídio de até R$ 7 mil, podendo financiar o restante pela Caixa Econômica Federal, a juros de 5% ao ano, com prazo de 10 anos para a quitação. De acordo com o coordenador da ATRAF, Nilson Camatti, a entidade vem trabalhando para ampliar o número de beneficiários. “As conquistas não param na assinatura destes 21 contratos. Para o segundo semestre já conseguimos a liberação de outros projetos para reforma e construção de novas unidades habitacionais”, adianta Camatti. Além destes contratos, a entidade conquistou e já concluiu, entre reformas e construção de novas casas, 20 Projetos para o município de Antônio Prado e outros seis para Nova Roma do Sul. Cooperhaf A Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares – Cooperhaf - foi criada em 2001, pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf/Sul-CUT, do qual a ATRAF é afiliada). Com objetivo de incluir pequenos agricultores no Programa Minha Casa Minha Vida, a Cooperativa desenvolveu o Projeto Caprichando a Morada e com isso, já construiu e reformou, em 12 estados brasileiros, cerca de 20 mil moradias e outras 12 mil estão em andamento.