Homenagem ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora

A Câmara de Vereadores parabeniza os trabalhadores e as trabalhadoras pela passagem da data. Que a celebração ao Dia do Trabalho seja para rememorar as lutas e as conquistas, que possibilitaram uma vida mais digna a todos. Mas, que essa data seja, também, para valorizar o esforço de cada pessoa, hoje. História No dia 1º de maio é celebrado o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. A data, também conhecida como o Dia do Trabalho, é referência às conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Em 1886, ocorreu grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago, maior pólo industrial dos Estados Unidos, na época. Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a excessiva carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). Houve vários confrontos entre manifestantes e a polícia. Centenas de operários foram mortos. Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical - Segunda Internacional - instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional. Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924. A partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles. Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho O governo federal lançou na última sexta-feira (27), em Brasília, o Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. O objetivo é assegurar melhores condições no ambiente e nas relações de trabalho.