100%

Homenagem ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora

A Câmara de Vereadores parabeniza os trabalhadores e as trabalhadoras pela passagem da data. Que a celebração ao Dia do Trabalho seja para rememorar as lutas e as conquistas, que possibilitaram uma vida mais digna a todos. Mas, que essa data seja, também, para valorizar o esforço de cada pessoa, hoje. História No dia 1º de maio é celebrado o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. A data, também conhecida como o Dia do Trabalho, é referência às conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Em 1886, ocorreu grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago, maior pólo industrial dos Estados Unidos, na época. Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a excessiva carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). Houve vários confrontos entre manifestantes e a polícia. Centenas de operários foram mortos. Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical - Segunda Internacional - instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional. Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924. A partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles. Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho O governo federal lançou na última sexta-feira (27), em Brasília, o Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. O objetivo é assegurar melhores condições no ambiente e nas relações de trabalho.

Notícias

Turismóloga apresenta palestra aos alunos cidadãos.
Turismóloga apresenta palestra aos alunos cidadãos.

Os alunos do Projeto Aluno Cidadão reuniram-se na tarde da quarta-feira, 12 de junho, onde na conheceram um pouco mais sobre Turismo, tema abordado neste ano pelo projeto, através de palestra apresentada pela turismóloga Patrícia Shenkel,

Escriturário inicia atividades no Legislativo pradense
Escriturário inicia atividades no Legislativo pradense

Em reunião de trabalho entre a Mesa Diretora e funcionários da Câmara de Vereadores de Antônio Prado realizada na segunda-feira, 10 de junho, foi, apresentado a todos, o mais novo integrante da equipe legislativa, o pradense Felipe Oselame Schiochet.

Assessores legislativos participam de curso de Comunicação Legislativa
Assessores legislativos participam de curso de Comunicação Legislativa

Os assessores responsáveis pela área de comunicação da Câmara de Antônio Prado, Paulo Barp e Eduarda Bertoldo Zanella, participaram do Curso de Comunicação Legislativa para Câmaras Municipais e Gabinetes Parlamentares, na CIC de Caxias do Sul, promovido pelo IGAM - Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos.

Suplente Richele Pasa assume no Legislativo
Suplente Richele Pasa assume no Legislativo

Nesta sessão a suplente de vereador, Richele Pasa do MDB, assumiu novamente uma cadeira no legislativo ocupando a vaga do colega de partido Moisés Campagnaro, no período de 28 de maio a 14 de junho.