Prefeitura adquiriu máquina de fazer fraldas, mas está inoperante

Há mais de ano, a prefeitura de Antônio Parado comprou uma máquina para produzir fraldas, mas nunca conseguiu colocar em operação. A informação foi apurada pelo vereador Paulo Rotta (PP), que em visita à Secretaria de Saúde, observou o equipamento fechado em uma sala. De acordo com o vereador, a prefeitura não conseguiu capacitar pessoas para colocar a máquina em funcionamento. Outro problema destacado pelos próprios servidores é que a Administração comprou diversos rolos de elástico, no entanto muito fraco que, ao costurar a fralda, se arrebenta. “Estamos diante de um caso de mau uso do dinheiro público. A máquina foi adquirida com recurso público, sem planejamento adequado e sem saber quem iria operar o equipamento. Somado a isso, tem, ainda, a compra de matéria prima inadequada e de baixa qualidade” registrou Rotta. O vereador complementou que, enquanto famílias carentes necessitam de fraldas, a prefeitura investiu verba pública, mas o projeto está inoperante. Em conversa com o secretário de Assistência Social, Andrei Casali, o vereador foi informado que a Assistência Social, em conjunto com a Secretaria de Saúde, adquiriu a máquina para ser utilizada no programa de distribuição de fraldas. No entanto, atualmente, é feita, somente através de ordem judicial. E, nestes casos, a prefeitura compra as fraldas. Segundo o vereador, hoje, a Secretaria de Saúde se quer tem o cadastro atualizado das pessoas que necessitam do auxílio. “Só consegue fraldas quem entra na justiça. Isso não está certo. É preciso haver um programa de ajuda a todas as famílias, sem o mando judicial”, defende Rotta. Questionamentos “Fiquei com diversas dúvidas diante do assunto. Por que a máquina foi comprada, se nunca foi usada? Quanto foi investido? Que destino será dado a todo o material, se não esta sendo usado? Quando realmente foi adquirida? Segundo Rotta, o próprio secretário não soube informar quando a máquina foi comprada. Servidores dizem que faz aproximadamente quatro anos, já o secretário afirma fazer cerca de um ano. O tema será exposto pelo vereador Paulo Rotta, hoje, em Tribuna, durante a Sessão Plenária, que inicia a partir das 19 horas. A Sessão é aberta a toada a comunidade.