Vice-prefeito Forlin conquistou para Antônio Prado R$ 2,3 milhões em verbas

O vice-prefeito, Volmir João Forlin, conquistou para de Antônio Prado, entre emendas parlamentares e recursos do Orçamento Geral da União, mais de R$ dois milhões em verbas para investimentos no município. Deste recurso, R$ 900 mil reais já entraram nos cofres da Administração Municipal e outros R$ 1,5 milhões já estão empenhados. (Veja tabela anexa). Estes dados foram apresentados pelo vice-prefeito, na Tribuna Livre da Sessão Plenária desta terça-feira, 04. Além destes recursos, Volmir Forlin expôs ainda, seu trabalho como visitas a entidades, escolas, apoio organizações não governamentais e articulação com lideranças regionais, governador, ministros e deputados estaduais, federais e senadores, resultando na viabilização recursos. Na exposição, o vice-prefeito fez alguns destaques como o seu empenho para a inclusão do município no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. Pelo PAC II conquistou recursos no valor R$ 619 mil reais para construção da Escola Infantil Casa do Imigrante, que já está em processo de licitação. A articulação com o Ministério do Trabalho, trazendo o Programa de Economia Solidária, para a formação para pedreiros e a realização do evento internacional Cooperar Sem Fronteiras, também foram destacados. Outra iniciativa relatada foi a criação do consórcio intermunicipal, com a finalidade de solucionar problemas regionais. De acordo com Forlin, apesar do Consórcio já estar implementado, o município de Antônio Prado não fez adesão, perdendo a oportunidade de resolver problemas críticos, como a questão do lixo, a aquisição de equipamentos e maquinários pesados, a compra de medicamentos com valores reduzidos, entre outros. O vice–prefeito explicou sobre o cancelamento do Programa de Habitação Popular do Governo Federal para Antônio Prado. De acordo com Forlin, logo eleito, buscou junto o Conselho Nacional de Habitação a inclusão do município para a construção de 75 unidades habitacionais a fundo perdido, através da Caixa Federal. “A Administração não aceitou o Programa porque os recursos não cairiam diretamente nos cofres da prefeitura. O Programa seria administrado pela Caixa, assim perdemos esse investimento”, lamenta o vice-prefeito. Algumas demandas Forlin ainda está pleiteando, como um caminhão tanque para os Bombeiros, poços artesianos para as comunidades São Pedro, Saúde e Beltrame, melhorias das ERS RS 437 e 448, a recolocação de delegado de polícia civil para o município, ente outros. O Vice-prefeito lamentou a falta de apoio e estrutura por parte da Administração Municipal. “Poderíamos fazer mais, mas o acordo foi rompido e e sem estrutura e apoio me sinto limitado. Mesmo assim, trabalho por Antônio Prado e venho cumprindo meu compromisso de trazer recursos para o município”, avalia. Os vereadores que fizerem questionamentos sobre diversos temas, avaliaram a iniciativa do debate de forma positiva. O presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Soares, disse que tanto o prefeito, como secretários municipais e diretores de departamentos também serão convidados a exporem seus trabalhos. Gilmar Soares afirmou que os convidados não têm a obrigatoriedade de aceitar o convite, pois não é uma convocação, e sim um chamado extra-oficial, fora das regulamentações regimentais. Ordem do Dia Na Ordem do Dia nenhum projeto foi votado e dado publicidade. Depois da Tribuna Livre, os vereadores ocuparam o espaço regimental da tribuna dos vereadores debatendo diversos temas conjunturais. A próxima sessão plenária que será realizada dia 11 deste mês terá seu horário antecipado para as 18horas. O motivo da mudança extraordinária do horário é a participação dos vereadores no jantar dos professores, promovido pela Secretaria Municipal de Educação. Anexo Recursos que já entraram no Caixa da Administração: • R$ 40 mil – Investimento: Pavilhão para guardar máquinas – L.21 – Fonte: Emenda Parlamentar (EP) dep. Fed. Henrique Fontana (PT); • R$ 60 mil – Investimento: Campo de Futebol Sete – L.21 – Fonte: EP, dep. Fed. Henrique Fontana (PT); • R$100 mil – Investimento: Camionete para a Saúde – Fonte: EP, dep. Fed. Henrique Fontana (PT); • R$150 mil – Investimento: Hospital São José – Fonte: EP dep. Fed. Pepe Vargas (PT); • R$150 mil – Investimento: Trator de Esteira – L.21 - Fonte: Orçamento Geral da União (OGU), através do dep. Fed. Henrique Fontana (PT); • R$100 mil – Investimento: Cresol – Fonte: EP, dep. Fed. Pepe Vargas (PT); • R$200 mil – Investimento: Reforma da UBS Centro – Fonte: EP – dep. Fef. Pepe Vargas (PT); • R$100 mil – Investimentos na rede de água das Cap. São João/ Cap. São Paulo – Fonte: EP, dep. Fed. Henrique Fontana (PT); Emendas 2009 -2012 - Recursos empenhados: • R$100 mil – Praça da Juventude – Fonte: EP - Emília Fernandes (PT); • R$250 mil – Praça da Juventude – Fonte: EP - Henrique Fontana (PT); • R$300 mil – Praça da Juventude – Fonte: EP - Pepe Vargas (PT). • R$250 mil – Sinalização Turística – Fonte: EP - Pepe Vargas (PT); Em vias de Licitação: R$619 mil – Creche Casa do Imigrante – Fonte: Recursos do PAC II * Emenda Parlamentar (EP)