2º Fórum Social Mundial Regional da Serra Gaúcha reúne centenas de pessoas

“São tantas as vozes que se levantam por todo o mundo que ao pensamento único se impõem a pluralidade...” (trecho da 1ª carta de convocação do FSM-2001) O 2º Fórum Social Mundial da Serra Gaúcha, realizado entre os dias 04 e 06 de novembro, na cidade de Bento Gonçalves, reuniu centenas de pessoas, e teve como tema central “Um Outro Modelo de Desenvolvimento é Possível. Que Serra Gaúcha Queremos?” Sustentabilidade e Meio Ambiente. Na visão dos participantes e organização é importante tornar o FSM-Serra um processo permanente de integração regional, entre os movimentos sociais e de busca de alternativas para a construção de um modelo de desenvolvimento regional com sustentabilidade, equilíbrio ambiental, inclusão social, com ampla participação popular e da sociedade civil. Um desenvolvimento regional com democracia e com uma vigorosa participação popular nas suas diversas formas de organização e expressão é a base para a construção de “Outra Serra Gaúcha é Possível.” Acampamento da Juventude "Nunca é tarde para mudar. Um dia a consciência bateu em minha porta e me fez entender que com uma atitude particular o mundo pode ser diferente". Alice Pellizzoni, estudante de jornalismo da UCS. O município de Antônio Prado participou ativamente dos debates do Acampamento da Juventude, com treze jovens dispostos a fazer a diferença e a Diretora da Câmara de Vereadores, Carolina Grazziotin. Entre os temas debatidos estão a FIB – Felicidade Interna Bruta e a sustentabilidade do planeta. A FIB, que trabalha o bem estar da população e independe do modelo capitalista apresentado em massa principalmente aos jovens, no qual é preciso “ter” para ser feliz e não o “ser”, os valores, a ética, a atitude. Já o mundo sustentável fará parte do presente e do futuro se começarmos agora com atos conscientes. Na manhã de sábado, houve a participação da Marcha dos Movimentos Sociais, que foi um ponto alto para a manifestação da sociedade sobre seus desejos, reivindicações e anseios. O II Fórum Social Mundial da Serra Gaúcha e a temática da Juventude tratou o tema Sustentabilidade e Meio Ambiente no qual reuniu público de todas as idades que acreditam num mundo melhor e lutam para que isso aconteça. Os jovens pradense tiveram a certeza que são em locais democráticos de debate como o Fórum Social Mundial, que ainda se pode acreditar em futuro próspero da humanidade. Os debates da juventude se basearam no tema central e também nas projeções do jovem para a sua vida, sua inserção na sociedade, suas preocupações. O FSM-Serra foi um local amplo onde crenças, raças, orientações sexuais, idades conviveram em harmonia, pois acima de tudo existe objetivo bem maior. A sustentabilidade do Planeta Terra. O FSM-Serra também fez momentos de formação cultural com apresentação teatral e shows de diversos temas, nas noites de sexta e sábado no palco do Acampamento da Juventude. As questões do universo feminino também foram debatidas com as mulheres presentes no evento por representantes da Marcha Mundial de Mulheres, foram abordados temas como a violência, a luta pela igualdade, a justiça, aborto, distribuição de renda, recursos e poder. Sobre os seguintes questionamentos: Que Mundo queremos? Que Serra gaúcha nós queremos? O que podemos dizer é que esta é a hora de refletir e por a mão na massa!!