Antônio Prado agora tem Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres

A Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres foi lançada, ontem, 06, pela Câmara de Vereadores de Antônio Prado, durante a Sessão Plenária, com a adesão de todos os vereadores. A iniciativa foi do petista, Gilmar Pontel, que acolheu a sugestão do idealizador e coordenador da Frente, deputado estadual Edegar Pretto (PT). A nova ferramenta para coibir a violência contra a mulher foi criada em abril deste ano, na Assembleia Legislativa, com a aceitação de todos os deputados. Uma Rede da Frente está sendo constituída em todo o Rio Grande do Sul com a instituição do mecanismo em todas as Câmaras Municipais. A iniciativa pioneira no Brasil quer sensibilizar o público masculino para o fim da violência contra a mulher. O vereador Pontel enfatizou que a Frente ter por objetivo conscientizar os homens de que a violência contra as mulheres é crime e precisa ser extinta de nossa sociedade. Outra finalidade é a ampliação do debate e a contribuição na implementação de políticas de proteção às mulheres em situação de violência, agregando novos públicos e estratégias para incentivar que elas acessem a justiça. A Frente Estadual conta com um Grupo de Trabalho - GT, composto por representantes de instituições como Polícia Civil, Defensoria Pública, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Ministério Público, Judiciário, Secretaria de Segurança e movimentos de gênero e sociais. O GT se reúne mensalmente para planejar e discutir ações. Já foram planejadas audiências públicas, seminários, criação de cartilhas e ações para que haja capacitação de servidores, fortalecimento de redes de proteção e articulações com governo, prefeituras e câmaras de vereadores para criação de centros de referência da mulher nos municípios. Ordem do Dia Na Ordem do Dia nenhum Projeto de Lei foi votado e dois deles foram retirados de pauta. Os Projetos de Leis Complementar Nº 38/2011 e o Nº 39/2011 que trata dos servidores efetivos do município - reordenação dos padrões e Plano de Carreira, apresentaram deficiência formal. O Executivo Municipal enviou os projetos sem o impacto financeiro e sem o quadro demonstrativo do reenquadramento dos novos padrões. Agora, novos PLs com o mesmo conteúdo, porém readequados, deverão retornar à Casa.