100%

Projeto Aluno Cidadão 2017 "Esporte Como Inclusão Social"

1 TEMA
 
Esporte como Inclusão Social
 
1.2 INTRODUÇÃO
         O programa do Projeto Aluno Cidadão teve inicio no ano de 2009, pela iniciativa da mesa diretora representada pelo presidente da Câmara de Vereadores Juarez Santinon, vice-presidente Gilmar Soares e secretária Lucila Ghinzelli, tendo como objetivo do programa a formação de novas lideranças em nosso Município e também para aproximar a comunidade escolar e as famílias do Poder Legislativo Municipal. Deste então vários temas foram trabalhados como forma de conscientização e prevenção, sendo alguns deles: Acessibilidade e Inclusão Social, Respeito e Tolerância as Diversidades, Inclusão Social Somos Todos Iguais, Conecte-se Num Mundo Sem Drogas Com Ideias que Fazem a Nossa Cabeça, Aluno Cidadão 1, Aluno Cidadão 2, Aluno Cidadão 3, e este ano na sua 8°edição com o tema Esporte Como Inclusão Social.
            O projeto é realizado com os alunos do 5°ano ao 9°ano do ensino fundamental ficando a critério da escola escolher a serie para participar do projeto, em todas as escolas que fazem parte do município sendo elas municipais, estaduais, particulares e especiais como a APAE.          Em todas as edições do projeto aluno cidadão já realizados, todos eles tem alcançado seus objetivos não somente com os alunos e as escolas, mas com toda a comunidade.
           Este ano com o tema do Projeto Aluno Cidadão “Esporte Como Inclusão Social” o projeto visa despertar e conscientizar os alunos envolvidos no projeto social da importância do esporte como inclusão na sociedade e na comunidade. Como a Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais Pra Educação Básica nos diz,  
 
Para que se conquiste a inclusão social, a educação escolar deve fundamentar-se na ética e nos valores da liberdade, na justiça social, na pluralidade, na solidariedade e na sustentabilidade, cuja finalidade é o pleno desenvolvimento de seus sujeitos, nas dimensões individual e social de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, compromissados com a transformação social. (Diretrizes Curriculares (PCN.2013, p.7)
 
     O Projeto Aluno Cidadão prioriza a importância  na formação dos alunos  envolvidos no projeto, de conscientizar os aluno da importância de serem cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e compromissos com a transformação social.
 
 
2 OBJETIVO
 
2.1 Objetivo Geral
 
Objetivo geral do programa do projeto Aluno Cidadão:
*Disponibilizar informações nas escolas e na comunidade, sobre projetos, leis e atividades gerais da Câmara de Vereadores, dando transparência do exercício de suas funções institucionais;
*Despertar nos alunos valores como cidadania, solidariedade, inclusão social e liderança propiciar entrosamento entre Câmara de Vereadores e a comunidade, através das escolas e famílias dos participantes, favorecendo atividades de discussão sobre problemas que afetam a população;
*Proporcionar atividades em que os alunos representando os Vereadores participem das atividades legislativas;
*Oportunizar que os participantes do programa apresentem sugestões para solucionar problemas que afetem o Município, entidades, ou grupos sociais; demonstrar a importância da participação política como meio de interação na vida pública, despertando nos alunos senso crítico, quanto às ações públicas;
*Oportunizar aos alunos o conhecimento das atribuições dos Vereadores e da Câmara, como forma de despertar o interesse pela política, contribuindo para a formação de futuros políticos, assim como cidadãos mais conscientes, participativos e cívicos.
 
 
2.2 Objetivo especifico:
 
* Visa o estimulo à pratica de esporte;
* Inclusão Social;
* O respeito e as regras nas interações sociais;
* Desenvolver uma visão critica perante a desigualdade social.
 
3.METODOLOGIA
 
3.1  Metodologia utilizada:
 
Momento: Serão realizadas as eleições nas escolas para que seja eleito o representante. Os alunos que se inscreverem para candidatos a aluno cidadão terão uma semana para fazer sua campanha eleitoral. Após será feito a votação na escola.
Momento: Os alunos eleitos vereadores e suplentes representantes da escola terão seu primeiro encontro na Câmara de Vereadores para conhecer a casa legislativa, para se conhecerem e também será explanado para eles o tema do projeto e objetivos.
Momento: Durante os 3 primeiros encontros os alunos eleitos terão aula para conhecer o dever e função de um vereador
Momento: Serão realizadas palestras motivacionais com professores e atletas profissionais com intuído de estimular e conscientizar os alunos da importância do esporte como inclusão social. As palestras serão realizadas com os alunos eleitos e seus suplentes e outra com a escola em geral.
Viagem a Porto Alegre com os alunos representantes da escola.
 
 3.2 CRONOGRAMA PROJETO ALUNO CIDADÃO 2017
 
Mês                      Data          Data                           Data
Abril 05 20 26
Maio 03 17 31
Junho 07 21  
Julho 05 12  
Agosto 02 18 e 23 25
Setembro 6 27  
Outubro 11 18 31- Viagem Poa
Novembro 08 17 21 - Encerramento
                
                                       AGENDA ALUNO CIDADÃO 2017
Mês Abril
05/04/2017: Realização das visitas nas escolas convidando os alunos a participar do Projeto Aluno Cidadão.
20 /04 /2017: Eleição nas escolas com os alunos que se candidataram a concorrer a vereadores representantes das escolas no Projeto Aluno cidadão.   
26/04/2017: Eleição nas escolas
Mês Maio
03/05/2017: Encontro realizado onde os alunos se apresentaram conheceram a câmara as funções funcionários da casa.
17/05/2017: Encontro realizado na câmara onde foi realizada palestra sobre o tema inclusão e objetivo do projeto.  
(31/05/2017): Os alunos realizaram junto aos professores e colegas da escola uma atividade no dia oficial do Desafio, praticaram 15 minutos de exercício. Registraram o momento da atividade filmando ou tirando fotos e após encaminharam por e-mail  essas informações dos registros e número de participantes envolvidos .
Mês Junho
 (07/06/2017): O encontro do Projeto Aluno Cidadão 2017 foi realizado na academia Fight Team, eles tiveram momento de conhecer o trabalho e a história da academia e a importância do esporte.
 (21/06/2017): O encontro do projeto Aluno Cidadão 2017 foi realizado na Escola Gracie Barra (JIU JITSU). Foi proporcionado aos alunos momento de conhecer mais sobre o esporte e o trabalho realizado pela escola.
Mês Julho
05/07/2017: O encontro do projeto foi realizado na Câmara de Vereadores no mesmo. Com a presença do professor Lovatel onde falou da história  da PÉPI  .
05/07/2017: Palestra realizada com alunos na escola Interativa sobre o Futebol Americano com jogadores “Juventude Football, Wesley Mota, Jeferson Santos e Pedro Decó, de Caxias do Sul”.
 
06/07/2017: Palestra realizada com “Bernardo Lovatel da Academia Poliesportiva Pepi, que realizou uma explanação em uma aula teórica e prática sobre o voleibol”.
 
 
12/07/2017: O encontro foi realizado na Academia Via do Corpo tiveram momentos de exercício e conheceram o trabalho da academia e a importância do esporte.
21/07/2017: Entrega oficial das Camisas aos Alunos e comunidade,  e explanação geral do Projeto Aluno Cidadão 2017. Realizado no Sessão Ordinária  da Câmara de Vereadores.
Mês Agosto
02/08/2017: O encontro realizado na Câmara de Vereadores “Alunos eleitos para assumirem a mesa”.
03/08/2017: Palestra realizada na Escola E,E.M.Santana professor da PÉPI Bernado Lovatel .
12/08/2017: O Encontro realizado na Câmara de vereadores com a participação do goleiro Cássio Ramos e Julio Zaniol .
23/08/2017: O encontro realizado na APAE tarde com as crianças na Semana Nacional com Deficiência Múltipla e Intelectual.
Mês Setembro
06/09/2017: Encontro realizado com os alunos na Câmara de Vereadores estudo do projeto trabalhado o Cap,1 da “Constituição em Miúdos” e trabalhado com eles o espelho de uma sessão , e de como se portar como legislador.
27/09/2017: Encontro realizado com os alunos na Câmara de Vereadores estudo do projeto trabalhado o Cap.2 da “Constituição em Miúdos” e após trabalhado com os alunos como se portar na mesa como um legislador .
Mês Outubro
04/10/2017: Encontro realizado na Câmara de Vereadores com alunos de todas escolas envolvidas no Projeto Aluno Cidadão “Palestra com técnico multi campeão de futsal Marquinhos Xavier, técnico da ACBF e da Seleção Brasileira de Futsal”.
06/10/2017: Encontro realizado com “Ex- Judoca João Derly, campeão Olímpico e Panamericano” no Centro da Cultura com todas escolas envolvidas no Projeto.
11/10/2017: Encontro realizado com os alunos na Câmara de Vereadores estudo do projeto “Constituição em Miúdos”
18/10/2017: Encontro realizado com os alunos na Câmara de Vereadores estudo do projeto “Constituição em Miúdos”
31/10/2017: Viagem a Porto Alegre visitas na Arena Do Grêmio, Estádio do Internacional, Assembleia Legislativa, Palácio Piratini”.
Mês Novembro
08/11/2017: Encontro do Projeto Aluno Cidadão ensaio dos alunos para o encerramento na Sessão Ordinária.
17/11/2017: Encontro do Projeto Aluno Cidadão ensaio dos alunos para o encerramento na Sessão Ordinária.
21/11/2017: Encerramento do Projeto Aluno Cidadão Sessão Ordinária conduzida pelos alunos.
CALENDARIO DAS PALESTRAS E EVENTOS REALIZADOS NO
PROJETO ALUNO CIDADÃO 2017
21/06/2017: Encontro do Projeto Aluno Cidadão realizado na Escola Gracie Barra (JIU JITSU). 07/07/2017: Encontro  realizado na Academia Prado Fight.
 
03/08/2017: Palestra realizada na Escola E,E.E.M.Santana professor da PÉPI Bernado Lovatel 04/10/2017: “Palestra com técnico multi campeão de futsal Marquinhos Xavier, técnico da ACBF e da Seleção Brasileira de Futsal”.
 
05/07/2017: Palestra com professor Lovatel no encontro do Aluno Cidadão.
 
12/07/2017: Encontro do Aluno Cidadão na Academia Via do Corpo..
 
12/08/2017: O Encontro realizado na Câmara de vereadores com a participação do goleiro Do Corintinhas Cássio Ramos. 06/10/2017: Encontro realizado com “Ex- Judoca João Derly, campeão Olímpico e Panamericano
05/07/2017:Palestra realizada com alunos na escola Interativa sobre o Futebol Americano com jogadores “Juventude Football, Wesley Mota, Jeferson Santos e Pedro Decó, de Caxias do Sul”.
 
21/07/2017: Entrega oficial das Camisas aos Alunos, e explanação geral do Projeto Aluno Cidadão 2017.
 
23/08/2017: O encontro realizado na APAE tarde com as crianças na Semana Nacional com Deficiência Múltipla e Intelectual
31/10/2017:Viagem a Porto Alegre visitas na Arena Do Grêmio, Estádio do Internacional, Assembleia Legislativa, Palácio Piratini ”.
21/11/2017: Encerramento do Projeto Aluno Cidadão Sessão Ordinária conduzida pelos alunos
 
 
 
 
5.1 ORÇAMENTO
 
PRODUTOS e SERVIÇOS                         TOTAL
Banner Projeto Aluno Cidadão R$ 150,00
Camisa Projeto Aluno Cidadão R$ 1.900,00
Lanche Projeto Aluno Cidadão R$ 696,50
Pastas Projeto Aluno Cidadão R$ 32,00
Impressão Encadernação Apostila Projeto Aluno Cidadão R$ 50,00
Impressão Encadernação - Constituição Em Miúdos R$ 909,00
Criação Arte Projeto Aluno Cidadão R$ 700,00
Placa Alumínio Impressão Digital R$ 606,00
Impressão Cartazes de Evento do Projeto Aluno Cidadão R$ 366,00
Certificado Projeto Aluno Cidadão R$ 87,50
Viagem para Porto Alegre R$ 1.200,00
Total De Investimento no Projeto Aluno Cidadão 2017 R$ 6.697,00
 
5.1 APOIADORES DO PROJETO ALUNO CIDADÃO 2017
Academia Via Do Corpo
Escola Gracie Barra (JIU JITSU).
PÉPI Futsal
Clube Atlético Pradense
Empresa Mais Fruta
Empresa Matzupel
ELLIOTTIS Do Brasil Indústria Moveleira LTDA.
Transportadora Tranprado
Banco Sicredi
Paroquio Sagrado Coração De Jesus e Secretária Da Educação, Cultura e Desporto
 
 
 
 
Referencias:
 
Projeto Aluno Cidadão disponível em:
http://www.camaraantonioprado.rs.gov.br/secao.php?pagina=9;
https://www.facebook.com/pg/camaraaprado/videos/?ref=page_internal%2F;
Projeto Constituição em Miúdos disponível em:
https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/514442/001045274_Constituicao_em_miudos.pdf?sequence=8;
Noticias Câmara de Vereadores disponível em:
http://www.camaraantonioprado.rs.gov.br/noticias_int.php?id=1401;
http://www.camaraantonioprado.rs.gov.br/noticias_int.php?id=1401;
https://www.facebook.com/camaraaprado/?hc_ref=ARRuGBwPzq6-CeRsJVGUJVanssPiuBgrHrpcXeWeV2TW2oh9VeQS9zg_JsDSTduUA2E&pnref=story;  
Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica diversidade e inclusão (ANO 2013, P.7);
Horário Realizados os Encontros do Projeto Aluno Cidadão:
* O projeto realizado quinzenalmente as quartas feiras das 14h00min  às 15h00minhs.
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 28/11/2018 - 17:09:56 por: Guilherme Borges - Alterado em: 28/11/2018 - 17:09:56 por: Guilherme Borges

Projeto Aluno Cidadão

Projeto Aluno Cidadão 2017 "Esporte Como Inclusão Social"
Projeto Aluno Cidadão 2017

O programa do Projeto Aluno Cidadão teve inicio no ano de 2009, pela iniciativa da mesa diretora representada pelo presidente da Câmara de Vereadores Juarez Santinon, vice-presidente Gilmar Soares e secretária Lucila Ghinzelli, tendo como objetivo do programa a formação de novas lideranças em nosso Município e também para aproximar a comunidade escolar e as famílias do Poder Legislativo Municipal. Deste então vários temas foram trabalhados como forma de conscientização e prevenção, sendo alguns deles: Acessibilidade e Inclusão Social, Respeito e Tolerância as Diversidades, Inclusão Social Somos Todos Iguais, Conecte-se Num Mundo Sem Drogas Com Ideias que Fazem a Nossa Cabeça, Aluno Cidadão 1, Aluno Cidadão 2, Aluno Cidadão 3, e este ano na sua 8°edição com o tema Esporte Como Inclusão Social.

Planejamento Projeto Aluno Cidadão 2018
Planejamento Projeto Aluno Cidadão 2018

1 TEMA
Arte e Cultura Uma Escolha para Vida .

1.2 INTRODUÇÃO
O programa do Projeto Aluno Cidadão teve inicio no ano de 2009, pela iniciativa da mesa diretora representada pelo presidente da Câmara de Vereadores Juarez Santinon, vice-presidente Gilmar Soares e secretária Lucila Ghinzelli, tendo como objetivo do programa a formação de novas lideranças em nosso Município e também para aproximar a comunidade escolar e as famílias do Poder Legislativo Municipal. Deste então vários temas foram trabalhados como forma de conscientização e prevenção, sendo alguns deles: Acessibilidade e Inclusão Social, Respeito e Tolerância as Diversidades, Inclusão Social Somos Todos Iguais, Conecte-se Num Mundo Sem Drogas Com Ideias que Fazem a Nossa Cabeça, Aluno Cidadão 1, Aluno Cidadão 2, Aluno Cidadão 3, Esporte Como Inclusão Social.
Este ano em sua 10° edição o Projeto Aluno Cidadão tem como tema Arte e Cultura Uma escolha Para Vida .
O projeto é realizado com os alunos do 5°ano ao 9°ano do ensino fundamental ficando a critério da escola escolher a serie para participar do projeto, todas as escolas que fazem parte do município sendo elas municipais, estaduais, particulares e especiais como a APAE participam do projeto.

Seis Escolas já receberam a visita da Coordenação do Projeto Aluno Cidadão.
Seis Escolas já receberam a visita da Coordenação do Projeto Aluno Cidadão.

Os alunos das Escolas Municipais João XIII, 8º ano, e Colégio Ulisses Cabral, 9º ano, receberam na manhã da segunda-feira, 12 de março, a visita dos assessores do legislativo Guilherme Borges Rachel e Eduarda Bertoldo Zanella e do vereador Gelsomir Corassa – PDT, para explicarem sobre o tema e cronograma do Aluno Cidadão e de como será realizado o processo de votação, e sobre a experiência de ser vereador e o trabalho desenvolvido pelo mesmo.

PROJETO ALUNO CIDADÃO 2017
PROJETO ALUNO CIDADÃO 2017

O programa do Projeto Aluno Cidadão teve inicio no ano de 2009 pela iniciativa da mesa diretora representada pelo presidente da Câmara de Vereadores Juarez Santinon, Vice-presidente Gilmar Soares e secretária Lucila Guinzelli, tendo como objetivo do programa a formação de novas lideranças em nosso Município e também para aproximar a comunidade escolar e as famílias do Poder Legislativo Municipal.

Resultado das Eleições
Resultado das Eleições

Clique aqui e veja o resultado da Eleição:
TOTAL DE VOTOS VÁLIDOS: 546
Total de votos nulos: 20 / Total de votos em branco: 7
37 candidatos

INCLUSÃO SOCIAL será tema do Aluno Cidadão 2014
INCLUSÃO SOCIAL será tema do Aluno Cidadão 2014

Em uma reunião realizada na quarta-feira, dia 16, com os representantes das escolas foram definidos detalhes do projeto deste ano, inclusive o tema a ser desenvolvido. A cada edição do Projeto Aluno Cidadão é determinado um tema que, aliado à atividade parlamentar, proporciona aos alunos o exercício da cidadania e o desenvolvimento de uma consciência de responsabilidade social.

Conheça o Projeto Aluno Cidadão
Conheça o Projeto Aluno Cidadão

Foi criado em 2009 o Projeto Aluno Cidadão, regulamentado através da Resolução nº 032/2009, sob a coordenação da Mesa Diretora, para estimular a participação política dos alunos e o desenvolvimento de novos líderes.