100%

Planejamento Projeto Aluno Cidadão 2018

1 TEMA
        Arte e Cultura Uma Escolha para Vida .
 
1.2 INTRODUÇÃO
      O programa do Projeto Aluno Cidadão teve inicio no ano de 2009, pela iniciativa da mesa diretora representada pelo presidente da Câmara de Vereadores Juarez Santinon, vice-presidente Gilmar Soares e secretária Lucila Ghinzelli, tendo como objetivo do programa a formação de novas lideranças em nosso Município e também para aproximar a comunidade escolar e as famílias do Poder Legislativo Municipal. Deste então vários temas foram trabalhados como forma de conscientização e prevenção, sendo alguns deles: Acessibilidade e Inclusão Social, Respeito e Tolerância as Diversidades, Inclusão Social Somos Todos Iguais, Conecte-se Num Mundo Sem Drogas Com Ideias que Fazem a Nossa Cabeça, Aluno Cidadão 1, Aluno Cidadão 2, Aluno Cidadão 3, Esporte Como Inclusão Social.
       Este ano em sua 10° edição o Projeto Aluno Cidadão tem como tema  Arte e Cultura Uma escolha Para Vida .
      O projeto é realizado com os alunos do 5°ano ao 9°ano do ensino fundamental ficando a critério da escola escolher a serie para participar do projeto, todas as escolas que fazem parte do município sendo elas municipais, estaduais, particulares e especiais como a APAE participam do projeto.          
    O projeto este ano visa despertar e conscientizar os alunos envolvidos no projeto social da importância da Arte e Cultura no meio social. Como meio dos alunos envolvidos no projeto de poderem se expressar seja no modo singular e social de encontro com ela mesma e com os do seu arredor, sendo assim também uma forma dos estudante indo se descobrindo e redescobrindo seus potenciais , habilidades, talentos .
   Projeto Aluno Cidadão prioriza a importância  na formação dos alunos  envolvidos no projeto, de conscientizar os aluno da importância de serem cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e compromissos com o meio social.
 
 
2 OBJETIVO
 
2.1 Objetivos Geral
 
Objetivo geral do programa do projeto Aluno Cidadão:
*Disponibilizar informações nas escolas e na comunidade, sobre projetos, leis e atividades gerais da Câmara de Vereadores, dando transparência do exercício de suas funções institucionais;
*Despertar nos alunos valores como cidadania, solidariedade, inclusão social e liderança propiciar entrosamento entre Câmara de Vereadores e a comunidade, através das escolas e famílias dos participantes, favorecendo atividades de discussão sobre problemas que afetam a população;
*Proporcionar atividades em que os alunos representando os Vereadores participem das atividades legislativas;
*Oportunizar que os participantes do programa apresentem sugestões para solucionar problemas que afetem o Município, entidades, ou grupos sociais; demonstrar a importância da participação política como meio de interação na vida pública, despertando nos alunos senso crítico, quanto às ações públicas;
*Oportunizar aos alunos o conhecimento das atribuições dos Vereadores e da Câmara, como forma de despertar o interesse pela política, contribuindo para a formação de futuros políticos, assim como cidadãos mais conscientes, participativos e cívicos.

 
 
2.2 Objetivo especifico:
 
* Visa o estimulo à pratica da Arte e Cultura ;
* Inclusão Social;
* O respeito as diversidades culturais;
* Desenvolver uma visão critica perante a desigualdade social.
* Coletividade
 
3.METODOLOGIA
 
3.1  Metodologia utilizada:
 
Momento: Serão realizadas as eleições nas escolas para que seja eleito o representante. Os alunos que se inscreverem para candidatos a aluno cidadão terão uma semana para fazer sua campanha eleitoral. Após será feito a votação na escola.
Momento: Os alunos eleitos vereadores e suplentes representantes da escola terão seu primeiro encontro na Câmara de Vereadores para conhecer a casa legislativa, para se conhecerem e também será explanado para eles o tema do projeto e objetivos.
Momento: Durante os encontros realizados os alunos eleitos terão aula para conhecer o dever e função de um vereador e conhecerão espaços como executivo e pontos turísticos do município.
Momento: Serão realizadas palestras durante o Projeto
Viagem com os alunos representantes da escola.
 
 3.2 CRONOGRAMA PROJETO ALUNO CIDADÃO 2018

        Mês                                       Data                                Data                                      Data
Março 07 12 16
Abril 02 á 06 11 25
Maio 02 16 30
Junho 13 27  
Julho 11    
Agosto 08 22 28
Setembro 05 19  
Outubro 03 17 31
                                      
 
          
                                        AGENDA ALUNO CIDADÃO 2018
Mês Março
07/03/2018: Reunião com os professores na Câmara de Vereadores
12 á 16 de março: Convite para os alunos nas escolas  
Mês Abril
02 á 06 de abril: Eleições nas escolas
11/04/2018: Encontro do Aluno Cidadão
*Conhecer o espaço da Câmara, os colegas e explanação do Projeto.
25/04/2018: Encontro do Aluno Cidadão
*Conhecer o espaço do Poder Executivo
Mês Maio
02/05/2018: Encontro do Aluno Cidadão ( Palestra Professor Cristiano Da Silva Barbosa do ACTG Cancela Do Imigrante)
16/05/2018: Encontro do Aluno Cidadão (Visita a escola núcleo)
30/05/2018: Encontro Do Aluno Cidadão ( Semana do Desafio).
Mês Junho
12/06/2018: Entrega Oficial das Camisas. (Terça Feira na Sessão Ordinária)
Mês Julho
11/07/2018: Encontro do Aluno Cidadão (Estudo Constituição em Miúdos)
25/07/2018: Encontro do Aluno Cidadão (Estudos da Constituição em Miúdos)
Mês Agosto
08/08/2018: Encontro do Aluno Cidadão(eleição mesa diretora, e comissões)
22/08/2018: Encontro do Aluno Cidadão (Semana da APAE)
Mês Setembro
05/09/2018: Encontro do Aluno Cidadão (Ensaio geral e constituição em miúdos)
19/09/2018: Encontro do Aluno Cidadão (Ensaio Geral, constituição em miúdo)
Mês Outubro
03/10/2018: Encontro do Aluno Cidadão (Ensaio Geral , constituição em miúdos)     
17/10/2018: Encontro do Aluno Cidadão (Ensaio Geral, constituição em miúdos)
31/10/2018: (Encerramento) do Aluno Cidadão
 
 

                                                           O QUE É ARTE
 
     A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
    Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a música, que é capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes. Ela funciona como uma distração para certos problemas, um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos da sociedade. Muitas pessoas dizem não ter interesse pela arte e por movimentos ligados a ela, porém o que elas não imaginam é que a arte não se restringe a pinturas ou esculturas, também pode ser representada por formas mais populares, como a música, o cinema e a dança. Essas formas de arte são praticadas em todo o mundo, em diferentes culturas. Atualmente a arte é dividida em clássica e moderna e qualquer pessoa pode se informar sobre cada uma delas e apreciar a que melhor se encaixar com sua percepção de arte. A atual legislação educacional brasileira concebe o ensino de Arte como uma importante ferramenta na formação e desenvolvimento de crianças e jovens, incluindo-a como componente curricular obrigatório da educação básica (KOUDELA, 2008).
 
                                                       O QUE É CULTURA
 
    Cultura (do latim cultura) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente, especialmente na antropologia, a definição genérica formulada por Edward B. Tylor segundo a qual cultura é "todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade". Embora a definição de Tylor tenha sido problematizada e reformulada constantemente, tornando a palavra "cultura" um conceito extremamente complexo e impossível de ser fixado de modo único. Na Roma antiga, seu antepassado etimológico tinha o sentido de "agricultura" (do latim culturae, que significa “ação de tratar”, “cultivar” e "cultivar conhecimentos", o qual originou-se de outro termo latino, colere, que quer dizer “cultivar as plantas”), significado que a palavra mantém ainda hoje em determinados contextos, como empregado por Varrão, por exemplo. A cultura é também comumente associada às formas de manifestação artística e/ou técnica da humanidade, como a música erudita europeia o termo alemão "Kultur" – "cultura" – se aproxima mais desta definição.
 
                                        ARTE E CULTURA: UMA ESCOLHA PARA A VIDA
 
    O que norteia nosso Projeto Aluno Cidadão este ano é fazer com que os alunos envolvidos no projeto façam vejam a importância da Arte e Cultura como uma escolha para vida em todos os âmbitos de suas vidas, de observarem que estão rodeados por ela no seu cotidiano, pois bem sabemos que moramos em um município rico em cultura e arte.
Sabemos que a necessidade de se trabalhar o a Arte e Cultural com os alunos faz com que fortaleça a relação das pessoas com suas heranças culturais, instituindo um melhor relacionamento das mesmas com estes bens, fazendo-os perceber suas responsabilidades pela valorização e preservação do, fortalecendo-se assim a vivência real com a cidadania, num processo de inclusão social.
Para finalizarmos é importante considerar que a importância da Arte e Cultura como escolha para vida só tende a colabora muito na formação de cada estudante, tornando esses sujeitos ativos e conscientes, tornando-os atentos com seu entorno, “no mundo e com o mundo” e exercendo de fato sua cidadania.

                           
 ORÇAMENTO:  PROJETO ALUNO CIDADÃO 2018
 
Banner Projeto Aluno Cidadão R$:70,00
Camisa Projeto Aluno Cidadão R$: 2.700,00
Lanche Projeto Aluno Cidadão R$: 1.404,08
Impressão Encadernação Apostila Projeto Aluno Cidadão R$: 28,00
Impressão Encadernação - Constituição Em Miúdos R$: 340,00
Criação Arte Projeto Aluno Cidadão R$: 525,00
Certificado Projeto Aluno Cidadão R$: 115,00
Total De Investimento no Projeto Aluno Cidadão 2018 R$:5.182.08
   
 
ORÇAMENTO:
PATROCÍNIO PARA REALIZAÇÃO DA VIAGEM A PORTO ALEGRE.
Viagem a Porto Alegre R$: 1.400,00  
Almoço, lanche R$: 590,00  
Total de investimento R$: 1,990,00
 
                                                APOIADORES DO PROJETO
Palestrantes:
 Historiador Fernando Roveda,             
 Escritor e instrutor de dança gaúchas Cristiano Silva Barbosa,
 Neuza Ferri(Coral Vozes do Prado)           
 Escola Núcleo de musicas                   Inspiração atelier de arte                        
 Eduardo Mazui e Felipe Mulita
 Grupo Hip Hop (Utopia-Crew ).                 
 Professora de dança  Sara Martello      Expressão Academia            
 Escritor Valdemir Guzzo 

 Apoiadores do Projeto Aluno Cidadão

Empresa Mais Fruta,        Empresa Eliottis do Brasil Indústria Moveleira
Banco SICOOB,               Banco SICREDI
Empresa Matzupel,          Claudiomar Verza
Empresa Ello Móveis,      Secretária de Educação, Cultura e Desporto

 
    
 
 
 
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 20/03/2018 - 15:28:18 por: Guilherme Borges - Alterado em: 19/12/2018 - 21:13:54 por: Guilherme Borges

Projeto Aluno Cidadão

Projeto Aluno Cidadão 2019
Projeto Aluno Cidadão 2019

O programa do Projeto Aluno Cidadão teve inicio no ano de 2009, pela iniciativa da mesa Diretora representada pelo presidente da Câmara de Vereadores Juarez Santinon, vice-presidente Gilmar Soares e secretária Lucila Ghinzelli, tendo como objetivo do programa a formação de novas lideranças em nosso Município e também para aproximar a comunidade escolar e as famílias do Poder Legislativo Municipal. Deste então vários temas foram trabalhados como forma de conscientização e prevenção, sendo alguns deles: Acessibilidade e Inclusão Social, Respeito e Tolerância as Diversidades, Inclusão Social Somos Todos Iguais, Conecte-se Num Mundo Sem Drogas Com Ideias que Fazem a Nossa Cabeça, Aluno Cidadão 1, Aluno Cidadão 2, Aluno Cidadão 3, Esporte Como Inclusão Social. Arte e Cultura uma escolha para a Vida.
Este ano em sua 11° edição o Projeto Aluno Cidadão tem como tema: Turismo Sustentável – Missão a ser cumprida

Projeto Aluno Cidadão 2017 "Esporte Como Inclusão Social"
Projeto Aluno Cidadão 2017

O programa do Projeto Aluno Cidadão teve inicio no ano de 2009, pela iniciativa da mesa diretora representada pelo presidente da Câmara de Vereadores Juarez Santinon, vice-presidente Gilmar Soares e secretária Lucila Ghinzelli, tendo como objetivo do programa a formação de novas lideranças em nosso Município e também para aproximar a comunidade escolar e as famílias do Poder Legislativo Municipal. Deste então vários temas foram trabalhados como forma de conscientização e prevenção, sendo alguns deles: Acessibilidade e Inclusão Social, Respeito e Tolerância as Diversidades, Inclusão Social Somos Todos Iguais, Conecte-se Num Mundo Sem Drogas Com Ideias que Fazem a Nossa Cabeça, Aluno Cidadão 1, Aluno Cidadão 2, Aluno Cidadão 3, e este ano na sua 8°edição com o tema Esporte Como Inclusão Social.

Planejamento Projeto Aluno Cidadão 2018
Planejamento Projeto Aluno Cidadão 2018

1 TEMA
Arte e Cultura Uma Escolha para Vida .

1.2 INTRODUÇÃO
O programa do Projeto Aluno Cidadão teve inicio no ano de 2009, pela iniciativa da mesa diretora representada pelo presidente da Câmara de Vereadores Juarez Santinon, vice-presidente Gilmar Soares e secretária Lucila Ghinzelli, tendo como objetivo do programa a formação de novas lideranças em nosso Município e também para aproximar a comunidade escolar e as famílias do Poder Legislativo Municipal. Deste então vários temas foram trabalhados como forma de conscientização e prevenção, sendo alguns deles: Acessibilidade e Inclusão Social, Respeito e Tolerância as Diversidades, Inclusão Social Somos Todos Iguais, Conecte-se Num Mundo Sem Drogas Com Ideias que Fazem a Nossa Cabeça, Aluno Cidadão 1, Aluno Cidadão 2, Aluno Cidadão 3, Esporte Como Inclusão Social.
Este ano em sua 10° edição o Projeto Aluno Cidadão tem como tema Arte e Cultura Uma escolha Para Vida .
O projeto é realizado com os alunos do 5°ano ao 9°ano do ensino fundamental ficando a critério da escola escolher a serie para participar do projeto, todas as escolas que fazem parte do município sendo elas municipais, estaduais, particulares e especiais como a APAE participam do projeto.

Seis Escolas já receberam a visita da Coordenação do Projeto Aluno Cidadão.
Seis Escolas já receberam a visita da Coordenação do Projeto Aluno Cidadão.

Os alunos das Escolas Municipais João XIII, 8º ano, e Colégio Ulisses Cabral, 9º ano, receberam na manhã da segunda-feira, 12 de março, a visita dos assessores do legislativo Guilherme Borges Rachel e Eduarda Bertoldo Zanella e do vereador Gelsomir Corassa – PDT, para explicarem sobre o tema e cronograma do Aluno Cidadão e de como será realizado o processo de votação, e sobre a experiência de ser vereador e o trabalho desenvolvido pelo mesmo.

PROJETO ALUNO CIDADÃO 2017
PROJETO ALUNO CIDADÃO 2017

O programa do Projeto Aluno Cidadão teve inicio no ano de 2009 pela iniciativa da mesa diretora representada pelo presidente da Câmara de Vereadores Juarez Santinon, Vice-presidente Gilmar Soares e secretária Lucila Guinzelli, tendo como objetivo do programa a formação de novas lideranças em nosso Município e também para aproximar a comunidade escolar e as famílias do Poder Legislativo Municipal.

Resultado das Eleições
Resultado das Eleições

Clique aqui e veja o resultado da Eleição:
TOTAL DE VOTOS VÁLIDOS: 546
Total de votos nulos: 20 / Total de votos em branco: 7
37 candidatos

INCLUSÃO SOCIAL será tema do Aluno Cidadão 2014
INCLUSÃO SOCIAL será tema do Aluno Cidadão 2014

Em uma reunião realizada na quarta-feira, dia 16, com os representantes das escolas foram definidos detalhes do projeto deste ano, inclusive o tema a ser desenvolvido. A cada edição do Projeto Aluno Cidadão é determinado um tema que, aliado à atividade parlamentar, proporciona aos alunos o exercício da cidadania e o desenvolvimento de uma consciência de responsabilidade social.

Conheça o Projeto Aluno Cidadão
Conheça o Projeto Aluno Cidadão

Foi criado em 2009 o Projeto Aluno Cidadão, regulamentado através da Resolução nº 032/2009, sob a coordenação da Mesa Diretora, para estimular a participação política dos alunos e o desenvolvimento de novos líderes.