Site do Legislativo recebe novamente certificação de destaque do TCE-RS pela transparência.

A Câmara de Vereadores de Antônio Prado recebeu na quinta-feira, 9 de agosto, o certificação de destaque pelas boas práticas de transparência na internet em evento realizado na Universidade de Caxias do Sul – UCS.

A entrega da distinção foi feita ao atual Presidente do Legislativo pradense, Nelson Marcon, e ao secretário da mesa diretora, vereador Gelsomir Corassa, durante o seminário “A transparência como ferramenta para a eficiência da gestão pública: os portais, a comunicação com o cidadão, a legislação e as boas práticas”, realizado na UCS.

Durante a explanação do tema do seminário, o auditor e diretor da Escola Superior de Gestão e Controle do TCE-RS, Sandro Trescastro Bergue, salientou a necessidade da transparência atingir, não somente os portais de notícias, mas ser a meta de todo o ente público.

Conforme levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) referente ao ano de 2017, a Câmara Municipal de Antônio Prado cumpriu 56 (95%) dos 59 itens consultados.

Para o presidente Nelson Marcon, este certificado é fruto do comprometimento da Mesa Diretora em demonstrar com transparência o trabalho desenvolvido pelo Legislativo pradense nesta 17ª Legislatura. "Já havíamos recebido outras premiações anteriormente por parte do TCE, e agora novamente a Câmara de Antônio Prado é contemplada", enfatizou Nelson. O presidente também destacou que a transparência busca a conversação e aproximação com a sociedade, trabalho que vem sendo realizado pela Câmara de vereadores atualmente.

Para o vereador Gelsomir Corassa, essa distinção demonstra o esforço da mesa diretora, funcionários e de todos os vereadores em proporcionar a população canais de informação para que todos possam acompanhar o trabalho dos vereadores de forma transparente e eficiente.

No caso do estudo realizado pelo TCE-RS, foi avaliada a transparência dos portais da internet dos Legislativos gaúchos e também de todas as prefeituras existentes no Estado. O levantamento analisou o cumprimento da lei federal nº 12.527/2011 e das leis complementares federais nº 101/2000 e 131/2009, que visam à disponibilização de informações e instrumentos de transparência da gestão fiscal, a chamada “transparência ativa”.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 10/08/2018 - 15:25:16 por: Paulo Barp - Alterado em: 10/08/2018 - 15:56:45 por: Jordana Serafim

Sessão Ordinária homenageia Programa La Montanara

Além das homenagens, a sessão somente teve um projeto de lei apreciado e votado em plenário, um pedido de informação, um pedido de providência, uma indicação, três moções de pesar e uma de louvor todas aprovadas por unanimidade.

Relatório da Emater é apresentado na Tribuna Livre da Câmara.

A Sessão teve a apresentação e discussâo de quatro projetos de Lei, sendo três do Executivo e um do Legislativo. Dentro das proposições dos vereadores tivemos três indicações, um pedido de providência, um pedido de informações e uma moção de apoio.