Consulta Popular 2018 tem recorde de votação

Consulta Popular 2018 tem recorde de votação Cumprimos com todos os pagamentos aos projetos votados pelas pessoas, sem deixar passivos", afirmou o governador Sartori.
A Consulta Popular deste ano teve recorde de votação. A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) computou 795 mil votos durante os quatro dias de pleito, o maior número registrado em quatro anos. Ao todo, foram escolhidos 111 projetos, todos previamente definidos em assembleias, como prioritários pela população nas 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), que representam os 497 municípios do estado.

Nas fotos anexas veja as planilhas com os dados da votação.

Neste ano, o governo do Estado definiu verbas de R$ 80 milhões para os projetos, valor 33% a mais do que foi distribuído no ano passado (R$ 60 milhões). "Desde o início de nossa gestão, mostramos a realidade da crise financeira do Estado. Não prometemos o que não faríamos. Na Consulta Popular agimos da mesma maneira. Cumprimos com todos os pagamentos aos projetos votados pelas pessoas, sem deixar passivos", afirmou o governador Sartori.

A área que teve mais votos da população foi a Segurança Pública, com projetos que visam ao reaparelhamento dos órgãos da segurança e cercamento eletrônico, resultando em mais de R$ 26 milhões. Outra área com muitos votos foi a Saúde, com projetos que visam à ampliação, reforma, e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS, assim como a qualificação da Saúde da Família (aquisição de veículos), se somados, as verbas ultrapassam R$ 25 milhões.

"As pessoas votaram no que consideram ser mais importante. Por isso, acredito que a Consulta Popular contribui para transformar e ajudar no Desenvolvimento Regional. Quando os municípios vão bem, as regiões também vão. É uma construção conjunta, onde os Coredes tem um grande papel", declarou Sartori.

Em relação ao votos, a cidade que teve o maior número foi Ijuí, com 9.875 votantes ao total. O maior número proporcional foi Vista Alegre, com 2.191 eleitores, o que corresponde a 90% dos moradores. Para o secretário da SPGG, Josué Barbosa, esses dados comprovam que o pleito tem credibilidade. "A população percebe que estamos entregando o que foi combinado. Isso gera uma confiança que se reflete neste recorde de votos", concluiu.

Fonte: Lucas Barroso/Ascom SPGG
Foto: Juliana Baratojo/Especial Palácio Piratini
Protocolos desta Publicação:Criado em: 03/07/2018 - 16:15:26 por: Paulo Barp - Alterado em: 03/07/2018 - 16:15:26 por: Paulo Barp

Empresário Claudiomar Verza apoia Projeto Aluno Cidadão.

O Presidente Nelson realizou a entrega da camiseta personalizada do Projeto ao empresário pradense Claudiomar Verza, que engajou-se no apoio ao Projeto Aluno Cidadão 2018. O Projeto Aluno Cidadão está em sua décima edição e neste ano traz como tema “Arte e Cultura, uma escolha para a vida”.