Sessão Solene presta homenagem aos 50 anos da Ponte Valdomiro Bocchese no Rio das Antas

A luta de um homem em defesa do desenvolvimento de Antônio Prado e o amor pela sua terra podem resumir a vida pública do empreendedor e político, Valdomiro Bocchese (in Memorian).  Valdomiro ficou conhecido como um tocador de obras, pois além de falar pouco, ouvir muito e trabalhar até a exaustão, executou diversas obras como as estradas da Linha Santana com Veranópolis, a estrada de Nova Roma a Nova Pádua, incluindo a balsa, a construção do Fórum e da casa do Juiz de Direito e ações para levar a eletrificação rural paraa 30 localidades, beneficiando 780 famílias, muitas delas com recursos particulares, a construção do prédio Conselheiro Antônio Prado, com 12 apartamentos e duas lojas (prédio do IPE como conhecemos).

Mas, uma de suas maiores conquistas como prefeito do município, foi a ponte sobre o Rio das Antas, que em 2 de junho deste ano de 2018, completou 50 anos de sua construção. Pela importância da obra e em reconhecimento à luta de Valdomiro Bocchese, o Legislativo pradense realizou no dia 28 de junho, Sessão Solene especial para remarcar na história as cinco décadas da ponte.

O pesquisador Fernando Roveda apresentou, no início da Sessão, um pouco do resultado da pesquisa sobre a construção da Ponte Passo do Zeferino (nome inicial da obra).  Durante a pesquisa realizada entre 2003 a 2007, Roveda observou que a obra foi um dos principais impulsos para o desenvolvimento de Antônio Prado, mas tudo graças ao “Fiador do Rio Grande”, Valdomiro Bocchese, que na época com uma “possível ameaça de parada da obra,  procurou a empresa construtora e ofereceu subsídios como fiador para a continuidade do trabalho.
Para o neto de Valdomiro, Valdomiro Bocchese da Cunha, a ponte foi um divisor de águas. “Cada pessoa teve seu papel, mas ele foi o lutador que construiu uma ponte para o futuro. Agradecemos pelo reconhecimento.”

Valdomiro Bocchese foi efetivamente uma das grandes personalidades do município. O Prefeito Juarez Santinon reiterou que a homenagem prestada pelos 50 anos da Ponte ao empresário e ex-prefeito, é um reconhecimento à sua liderança, sua visão e espírito empreendedor. “É muito mais que uma obra, foi a oportunidade de nossos empresários investirem aqui.  Por tudo que ele fez merece nossa reverência.  Precisamos nós buscar novas estruturas para que o município recupere o desenvolvimento. Faremos a nossa parte para fazer o mesmo que ele fez”.

O ex-deputado Federal e Estadual, e atual diretor administrativo financeiro da CEASA, Franscisco Appio, presente na sessão representando o governador José Ivo Sartori, destacou a grande personalidade que foi Valdomiro Bocchese e sua justificativa ao projeto que trocou o nome da ponte Passo do Zeferino para Ponte Valdomiro Bocchese, “foi um reconhecimento à sua liderança, sua visão e espírito empreendedor”.

Entre saudosas lembranças, as lideranças de partidos que compõe a Câmara de Vereadores reforçaram a importância da justa homenagem a ele e a família Bocchese pelos relevantes serviços prestados ao município.

A Câmara ainda agraciou o empresário Valdomiro Bocchese da Cunha e o Moinho do Nordeste com uma placa de honra ao mérito comemorativa aos 50 anos de construção da ponte.

O pesquisador e coordenador do Projeto Memória, Fernando Roveda também recebeu um certificado de Honra ao Mérito pelo trabalho de pesquisa desenvolvido sobre o assunto.

Após a Sessão Solene, os presentes foram convidados a prestigiar a inauguração de uma exposição fotográfica sobre os 50 anos da Ponte do Passo do Zeferino na Casa Nordeste na Av. dos Imigrantes ao lado do Moinho do Nordeste.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 02/07/2018 - 09:56:53 por: Paulo Barp - Alterado em: 02/07/2018 - 09:56:53 por: Paulo Barp

Empresário Claudiomar Verza apoia Projeto Aluno Cidadão.

O Presidente Nelson realizou a entrega da camiseta personalizada do Projeto ao empresário pradense Claudiomar Verza, que engajou-se no apoio ao Projeto Aluno Cidadão 2018. O Projeto Aluno Cidadão está em sua décima edição e neste ano traz como tema “Arte e Cultura, uma escolha para a vida”.